A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955, ano em que faleceu.
De nacionalidade Portuguesa e instituída em perpetuidade, a Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, tendo também intervenção através de apoios concedidos desde Portugal nos PALOP e Timor-Leste bem como nos países com Comunidades Arménias.
A Fundação conta com um museu, que alberga a coleção particular de Calouste Gulbenkian, e um Centro de Arte Moderna (CAM) que reúne a mais importante coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa; uma orquestra e um coro; uma biblioteca de arte e arquivo; um instituto de investigação científica; e um jardim, que é um espaço central da cidade de Lisboa, onde decorrem também as atividades educativas.
Em articulação com as atividades culturais, a Fundação Calouste Gulbenkian cumpre a sua missão através de programas inovadores que desenvolvem projetos piloto e apoiam, através de bolsas e subsídios, instituições e organizações sociais.
Comprometida com a sua plena independência e preservação do seu património, a Fundação define como principal prioridade para a sua atividade a construção de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades e que seja sustentável.
Oferta – Assistente de Gestor de Projeto – Lisboa
O Programa Sustentabilidade (2023-2027) foi criado na sequência do processo de reflexão estratégica da Fundação realizado em 2022. Nesse sentido, o Conselho de Administração da Fundação decidiu criar duas novas unidades orgânicas na área do grant-making dedicadas às prioridades estratégicas transversais da sustentabibilidade e equidade, integrando o trabalho de equipas afetas à Sede da Fundação (em Lisboa) e à Delegação no Reino Unido (em Londres) com objetivos comuns.
A reformulação operacional da equipa do Programa Sustentabilidade face a esta fusão bem como a crescente projeção do projeto-bandeira da Fundação Prémio Gulbenkian para a Humanidade refletem-se na abertura deste concurso, que procura reforçar a equipa do Programa Sustentabilidade, oferecendo uma oportunidade de enriquecimento e aprendizagem no contacto com diferentes contextos e métodos de trabalho, integrando uma equipa dinâmica e transnacional.
Projetos
- Prémio Gulbenkian para a Humanidade e outros projetos na área da Sustentabilidade.
Principais responsabilidades
Atividades de suporte ao desenvolvimento dos projetos;
- Planear e operacionalizar as diversas atividades de suporte inerentes ao desenvolvimento dos projetos de acordo com o cronograma e planos de atividades definidos, garantindo a existência e a disponibilidade dos meios, recursos, serviços e materiais necessários nos prazos estabelecidos;
- Identificar e assegurar o contacto com entidades externas prestadoras de serviços, com vista a solicitar orçamentos e selecionar as melhores propostas de acordo com as necessidades e especificidades dos projetos.
Análise de informação
- Assegurar a análise, validação e confirmação de informação, dados, faturas e documentação inerente ao desenvolvimento dos diversos projetos, de forma a sustentar os processos de gestão e de tomada de decisão dotando-os de uma maior confiabilidade, robustez e minimizando riscos.
Atividades de projeto e eventos
- Realizar o acompanhamento dos diversos projetos, atividades e eventos em curso, com vista a garantir o seu cumprimento processual.
Interface com outras unidades orgânicas
- Comunicação com as diferentes áreas e unidades orgânicas da Fundação Calouste Gulbenkian, solicitando ou disponibilizando informação, dados ou documentação necessária ao desenvolvimento das atividades das restantes áreas ou unidades, de forma a garantir o alinhamento e a coesão interna.
Competências
- Licenciatura;
- Experiência mínima de 1 a 2 anos em funções similares;
- Boas competências ao nível da comunicação e trabalho em equipa;
- Domínio, escrito e falado, da língua portuguesa e inglesa;
- Domínio das ferramentas Microsoft Office.