O SIS, Serviços de Informação de Segurança, garantem a segurança interna através da sua missão exclusiva de produção de informações de segurança, elemento essencial à manutenção do Estado de direito constitucionalmente estabelecido.
Ao SIS compete a produção de informações de segurança para apoio à tomada de decisão do Executivo, numa perspetiva preventiva, procurando antecipar fenómenos, conhecendo a priori as ameaças que se colocam à segurança coletiva e antecipando a tutela do Estado relativamente à investigação criminal.
O Sistema de Informações da República Portuguesa, SIRP, é o organismo público que tem a responsabilidade de prestar apoio ao decisor político, antecipando e avaliando as diferentes ameaças que visem Portugal e os seus interesses: a segurança interna e externa, a independência, os seus interesses nacionais, a integridade da unidade do Estado.
O SIRP, com as informações que produz, contribui para a salvaguarda, segurança e defesa desses mesmos interesses. Fá-lo numa vertente interna, pela ação do Serviço de Informações de Segurança e, numa vertente externa, onde conta com o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa.
Carreiras Disponíveis
Carreira Técnica Superior de Informações (SIED, SIS e Estruturas Comuns ao SIED e ao SIS) à qual corresponde um grau de complexidade de nível 3.
Conteúdo funcional: No âmbito do SIED e do SIS exige a execução de funções muito especializadas de desenvolvimento de tarefas inerentes ao “ciclo de produção de informações” e/ou à representação do serviço na área da sua especialidade, enquanto nas Estruturas Comuns ao SIED e ao SIS, implica a execução de funções especializadas de suporte à produção de informações, incidindo em áreas ligadas à segurança, às tecnologias de informação e comunicação, à gestão administrativo-financeira e patrimonial, e à área jurídica entre outras.
Carreira Técnico-Profissional de Informações (SIED,SIS e Estruturas Comuns ao SIED e ao SIS) à qual corresponde um grau de complexidade de nível 2.
Conteúdo funcional: No âmbito do SIED e do SIS implica a execução de funções especializadas de recolha e processamento de informações e no âmbito das Estruturas Comuns de apoio ao SIE e ao SIS a realização de funções de natureza administrativa e técnica nas áreas ligadas à segurança, às tecnologias de informação e comunicação, à gestão administrativo-financeira e patrimonial, secretariado e á área jurídica.
Carreira Auxiliar: no âmbito das Estruturas Comuns ao SIED e ao SIS. à qual corresponde um grau de complexidade de nível 1.
Conteúdo funcional: funções de natureza manual e/ou mecânica podendo comportar algum esforço físico
Como concorrer
O ingresso no SIRP é, regra geral, feito mediante procedimento concursal, composto por distintas fases eliminatórias. Os candidatos que forem considerados aptos, passam posteriormente por um Curso Inicial de Formação e por um período probatório (estágio) de 12 meses, também com caráter eliminatório.
Os interessados que possuam os requisitos gerais e especiais requeridos para aceder ao procedimento concursal podem, se assim o pretenderem, apresentar uma candidatura espontânea, através do preenchimento de formulário próprio, disponibilizado para esse efeito, neste site.