A GNR, Guarda Nacional Republicana, é uma força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial.
Pela sua natureza e polivalência, a GNR encontra o seu posicionamento institucional no conjunto das forças militares e das forças e serviços de segurança, sendo a única força de segurança com natureza e organização militares, caracterizando-se como uma Força Militar de Segurança.
A Guarda constitui-se assim como uma Instituição charneira, entre as Forças Armadas e as Forças Policiais e Serviços de Segurança.
Consequentemente, a GNR mostra ser uma força bastante apta a cobrir em permanência, todo o espectro da conflitualidade em quaisquer das modalidades de intervenção das Forças Nacionais, nas diversas situações que se lhe possam deparar, desde o tempo de paz e de normalidade institucional ao de guerra, passando pelas situações de crise, quer a nível interno, quer no externo (como foram os casos de Timor e do Iraque).
Em situação de normalidade, a Guarda executa fundamentalmente as típicas missões policiais, mas não só, porque decorre da sua missão, a atribuição de missões militares no âmbito da defesa nacional, em cooperação com as Forças Armadas e é aqui que reside a grande diferença para com as Polícias.
Oferta – OE202410/0850 | Técnico Superior (2 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para o preenchimento de dois postos de trabalho previstos e não ocupados, na carreira/categoria de Técnico Superior, do mapa de pessoal dos Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana (SSGNR), na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, a afetar aos Serviços Farmacêuticos.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Os titulares destes postos de trabalho irão integrar os Serviços Farmacêuticos e executar os atos inerentes ao exercício da atividade farmacêutica em farmácia de oficina, sob a supervisão direta do Diretor Técnico, analisar as necessidades do doente/ utente, identificar e atender os casos especiais, aconselhar produtos e processar a sua entrega ao doente/ utente, dispensar medicamentos com e sem receita médica, participar nos programas de educação para a saúde, aprovar/ rejeitar os produtos e serviços, rejeitar e devolver produtos a fornecedores, fazer formação aos colaboradores da farmácia.
Habilitação Literária
- Os candidatos devem ser titulares de licenciatura, preferencialmente em Ciências Farmacêuticas ou mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, não sendo admitida a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional.
Requisito especial
- Inscrição ativa na Ordem dos Farmacêuticos (OF).
Observações: O recrutamento é aberto a trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público.