A Fundação Volkswagen disponibilizou três milhões de euros para proporcionar formação profissional a 100 jovens portugueses oriundos de agregados familiares carenciados, segundo comunicado daquela instituição.
Os jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, vão frequentar um curso de formação profissional, de acordo com a sua vocação, na modalidade de ensino dual que, em consonância com o modelo praticado na Alemanha, alia à componente teórica uma forte componente prática.
A formação será desenvolvida pela ATEC, associação de formação sem fins lucrativos. Na origem desta iniciativa está a elevada taxa de desemprego entre os jovens portugueses.
A formação será desenvolvida perto da fábrica da Volkswagen Autoeuropa, na península de Setúbal. A ATEC, associação sem fins lucrativos, criada em 2003, é um parceiro experiente. Nas suas instalações em Palmela, dispõe de 11 oficinas, 18 laboratórios, salas teóricas e um centro de formação em soldadura.
Os jovens portugueses irão obter, após a frequência com sucesso dos dois anos e meio de curso, a qualificação em técnico de mecatrónica automóvel, técnico de manutenção industrial, técnico de electrónica, automação e controlo e técnico de informático – Instalação e Gestão de Redes, dependendo da opção que escolherem.
Fonte: Jornal de Negócios
Mais informações e candidaturas ao programa TU Importas da ATEC [AQUI]