Fundação Calouste Gulbenkian

Fundação Calouste Gulbenkian está a recrutar Editor – Centro de Arte Moderna

A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955, ano em que faleceu.

De nacionalidade Portuguesa e instituída em perpetuidade, a Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, tendo também intervenção através de apoios concedidos desde Portugal nos PALOP e Timor-Leste bem como nos países com Comunidades Arménias.

A Fundação conta com um museu, que alberga a coleção particular de Calouste Gulbenkian, e um Centro de Arte Moderna (CAM) que reúne a mais importante coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa; uma orquestra e um coro; uma biblioteca de arte e arquivo; um instituto de investigação científica; e um jardim, que é um espaço central da cidade de Lisboa, onde decorrem também as atividades educativas.

Em articulação com as atividades culturais, a Fundação Calouste Gulbenkian cumpre a sua missão através de programas inovadores que desenvolvem projetos piloto e apoiam, através de bolsas e subsídios, instituições e organizações sociais.

Para o período 2018-2022, os três domínios prioritários — coesão e integração social, sustentabilidade e conhecimento – deverão ser refletidos em toda a estratégia de intervenção.

Comprometida com a sua plena independência e preservação do seu património, a Fundação define como principal prioridade para a sua atividade a construção de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades e que seja sustentável.

Oferta – Editor/a – Lisboa

Reportando ao Coordenador de Divulgação, trabalhará no desenvolvimento do tom de voz do CAM juntamente com as estratégias de 5 anos da Fundação Calouste Gulbenkian e do CAM, preparando textos, desenvolvendo conteúdos impressos e digitais e mensagens institucionais em múltiplos canais. O Editor ajudará a dar vida à visão e às mensagens-chave do CAM, construindo e mantendo relações significativas com o público, quer com as pessoas que nos visitam pela primeira vez, quer com o público fidelizado de longa data, a partir de histórias, muitas vezes complexas, e transformando-as em textos concisos e atraentes.

Principais responsabilidades

  • Desenvolver e implementar o tom de voz do CAM em alinhamento com a visão, os valores e as estratégias do CAM, incluindo a criação de conteúdos, bem como seleção de imagens para fortalecer a comunicação;
  • Criar e desenvolver conteúdo informativo para exposições, eventos e iniciativas institucionais para diferentes canais (incluindo materiais de marketing e comunicação, textos impressos, web, redes sociais). Isto inclui atuar como redator principal, bem como editar textos e coligir textos criados por colegas e colaboradores externos;
  • Atuar como editor do website do CAM e, particularmente, da secção Ler, Ver, Ouvir. Seguindo a estratégia editorial do CAM, definir storyboards e ângulos para os vários programas e públicos do CAM, envolvendo uma variedade de colaboradores internos e externos para garantir a multiplicidade de perspetivas. Colaborar com todos os intervenientes para refinar o conteúdo, equilibrando a voz curatorial/autoral e a voz institucional com objetivos interpretativos e necessidades do público;
  • Manter o conhecimento e implementar, conforme relevante, as melhores práticas estabelecidas e em permanente mudança a fim de criar conteúdo acessível e inclusivo para audiências diversas e promovendo a inclusão. Garantir o nível de leitura e o uso do idioma adequados para uma variedade de públicos;
  • Com o Coordenador de Divulgação, conduzir o planeamento estabelecendo processos e procedimentos claros, incluindo diretrizes de estilo e modelos. Estabelecer o fluxo de trabalho e aplicar cronogramas para cada projeto garantindo que os prazos são cumpridos e os objetivos alcançados sem problemas e dentro do prazo. Gerir o processo de produção em todas as etapas, revendo e resolvendo mudanças com todas as partes envolvidas até à aprovação final.

Competências

  • Mínimo de 3-5 anos de experiência significativa em jornalismo, no setor cultural ou em edição;
  • Excelentes competências em escrita de texto, edição e revisão, em português e inglês, com um olho apurado para os detalhes e a capacidade de sintetizar contribuições de vários intervenientes;
  • Capacidade comprovada de colaborar com sucesso com várias partes envolvidas ao mesmo tempo e num ambiente de ritmo rápido, dando resposta em paralelo à criação de conteúdo criativo;
  • Pós-graduação em Artes, Jornalismo ou Escrita Criativa (preferencial, mas não obrigatório);
  • Excelentes competências em comunicação oral e escrita;
  • Eficácia comprovada na gestão de colaborações complexas com designers gráficos, fotógrafos e/ou curadores.

Mais informações e candidaturas [AQUI]

Empregos e estágios perto de si

O E2 Emprego e Estágios não tem qualquer afilição com as empresas/entidades a que se referem as ofertas. As imagens/logótipos presentes nas ofertas são propriedade das mesmas.

Veja também

Leroy Merlin

Leroy Merlin está a recrutar Especialista de Compensação e Benefícios

A Leroy Merlin, parte integrante do GROUPE ADEO, é uma empresa especializada na venda de …