A empresa de formação e consultoria Forvisão, com sede em Guimarães, em parceria com o instituto de emprego alemão, está a oferecer bolsas para quem quiser estudar e trabalhar na Alemanha. Podem concorrer pessoas com o 9º ano, com o 12º ano e também candidatos já com licenciatura.
Arrancaram esta semana, em Portugal, as inscrições para a primeira fase do programa MobiPro-EU, do instituto de emprego alemão, o Bundesagentur, e que tem por objectivo contratar Técnicos Qualificados. Para concorrer, os candidatos têm de estar desempregados e inscritos no centro de emprego.
“Estes jovens vão receber uma bolsa 818 euros para tirar um curso de formação na Alemanha, ao mesmo tempo que adquirem experiência profissional”, explica o responsável, salientando que esta será uma “boa maneira de encontrar, depois da formação, emprego permanente na Alemanha”.
Os candidatos seleccionados vão assinar um contrato com duração de dois anos e meio. Durante parte da semana estarão a estudar e nos restantes dias a trabalhar numa empresa para complementar a sua formação.
Comércio, saúde, apoio a idosos, mecânica, electrónica e hotelaria são algumas das áreas prioritárias do programa. Além da bolsa mensal de 818 euros, os candidatos vão receber um incentivo inicial de 500 euros e terão apoio na procura de alojamento.
Embora o programa seja sobretudo dirigido a pessoas que ainda não tenham certificação profissional nem licenciatura, Jorge Mendes afirma que também há vagas para estes candidatos, que, nesse caso, integram directamente o mercado de trabalho recebendo a remuneração média correspondente ao seu cargo, na Alemanha.
As inscrições podem ser feitas por email, através do endereço forvisao@forvisao.pt ou através do site da Forvisao. Os candidatos seleccionados nesta fase têm de fazer um curso intensivo de alemão de 150 horas. Quem realizar este curso, e o teste final, com aproveitamento fica automaticamente seleccionado para integrar o programa.
Clique AQUI para aceder ao site da Forvisão e AQUI para visitar o Facebook.
Fonte: Boas Notícias