A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a agência pública nacional de apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento. É um instituto público de regime especial sob tutela e superintendência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, atingir os mais elevados padrões internacionais de qualidade e competitividade em todos os domínios científicos e tecnológicos, e estimular a sua difusão e contribuição para a sociedade e o tecido produtivo.
A sua visão é tornar Portugal numa referência internacional em ciência, tecnologia e inovação. Assegurar que o conhecimento gerado pela investigação científica é plenamente utilizado para o crescimento económico e o bem-estar dos cidadãos.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia iniciou atividades em agosto de 1997 sucedendo à Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT). Desde 1 de março de 2012, a FCT sucede à UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. na responsabilidade pela coordenação das políticas públicas para a Sociedade da Informação em Portugal. Em 1 de outubro de 2013, a FCT assumiu as atribuições e competências da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
Oferta – OE202412/0519 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para o preenchimento de um posto de trabalho previsto e não ocupado, na carreira/categoria de Técnico Superior, do mapa de pessoal da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, a afetar ao Departamento de Gestão e Administração.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Apoiar a elaboração e submissão da proposta de Orçamento de Estado;
- Classificar e aplicar do regime jurídico dos códigos de classificação económica das receitas e das despesas públicas;
- Gestão financeira e orçamental, nomeadamente quanto ao processo de submissão e registo do Orçamento Estado;
- Apoiar a gestão orçamental flexível;
- Registar alterações orçamentais;
- Apoiar a análise e reporte de informação solicitada internamente pelo Conselho Diretivo e pelos departamentos da FCT;
- Reportes mensais e/ou trimestrais a entidades externas (DGO) sobre a execução orçamental dos orçamentos de atividades e de investimento da FCT;
- Acompanhar e apoiar auditorias externas;
- Preparar e submeter STF’s mensais – do orçamento de atividades e de projetos;
- Preparar pedidos de aumento temporários de fundos;
- Apoiar a preparação da prestação eletrónica de contas no Tribunal de Contas (conta de gerência), INE e DGO;
- Preparar candidaturas e submeter pedidos de pagamento no âmbito do PT2030.
Habilitação Literária
- Licenciatura Economia, Gestão, Contabilidade, Administração Pública ou áreas afins.
Observações: O recrutamento é aberto a trabalhadores/as com ou sem vínculo de emprego público.