Apresentações e falar em público não têm que ser tortura. Com alguns truques simples e prática, pode tornar-se num orador mais confiante, eloquente e envolvente.
De acordo com um estudo recente da Editorial Projects in Education, cerca de oito em cada 10 executivos e gestores de recursos humanos disseram que a boa comunicação oral é a capacidade que eles mais querem ver nos candidatos a emprego, classificando-a como mais importante do que o pensamento crítico, a tomada de decisões éticas e o trabalho em equipa. No entanto, o medo de falar em público é um problema para muitas pessoas, e isso pode inibir o seu desenvolvimento profissional.
1. Superar o medo do palco
Segundo alguns estudos, 75% das pessoas sofrem de ansiedade no discurso. “Mesmo os oradores profissionais ficam nervosos antes de fazerem um grande discurso”, diz a professora Gigi Rosenberg. Embora não haja um comprimido mágico para curar o medo do palco, Rosenberg diz que há coisas simples que se podem fazer para acalmar o medo de falar em público. Uma delas é a pessoa focar-se na respiração. “Respirar fundo antes de começar pode ajudá-lo a relaxar”, diz ela.
Além disso, substituir pensamentos negativos por afirmações positivas pode aumentar a autoconfiança, diz Gary Genard, um professor de discurso público e autor de Fearless Speaking: Vença a sua ansiedade. Aumente a sua confiança. Mude a sua Vida. Genard oferece estes exemplos:
Pensamento negativo: “Eu não sou um bom orador público.
Afirmação positiva: “Eu posso aprender a falar efetivamente.
Pensamento negativo: “Eu vou parecer um tolo no palco.
Afirmação positiva: “Vou concentrar-me em fazer passar a minha mensagem, não em mim mesmo.”
Pensamento negativo: “Toda a gente vai estar a olhar para mim!
Afirmação positiva: “Que grande oportunidade tenho em poder apresentar as minhas ideias diante de um grupo tão grande de pessoas.
Mudanças tão simples de pensamento podem efetivamente alterar a sua visão e como aborda o falar em público.
2. Filme-se a dar um discurso
Os dias de treinar discursos em frente a um espelho acabaram. Antigamente, precisava de equipamento profissional para filmar. Hoje em dia só necessita do seu smartphone.
Assistir a uma filmagem do seu discurso pode facilitar a detecção de erros. Preste atenção ao seu ritmo, contato visual, descontração, expressão facial e uso excessivo de “um” e “ah” para ganhar tempo.
3. Obtenha feedback sobre o seu desempenho
O ideal seria consultar um professor de discurso público para este lhe dar críticas construtivas sobre a sua performance. No entanto, se esta não for uma opção, peça a um colega de trabalho ou da sua área que seja um forte orador público para lhe dar feedback. Não peça a um amigo ou a um membro da sua família para criticar o seu desempenho, pode não receber feedback honesto.
4. Linguagem corporal
Os melhores oradores públicos usam a sua linguagem corporal para transmitir a sua mensagem e melhorar a sua presença no palco, diz Rosenberg.
Aqui estão cinco segredos públicos:
- Dobre os cotovelos num ângulo de aproximadamente 90 graus.
- Não cruze os braços. (“Isso mostra às pessoas que está fechado”, diz Gallo.)
- Mantenha contato visual com o público. (“Você não quer estar a ler slides ou a olhar constantemente para as suas notas”, diz Gallo.)
- Sorria.
5. Praticar, praticar e praticaar
Ninguém se torna um grande orador público da noite para o dia. É preciso treinar os seus músculos para falar em público. Por isso pratique muito para melhorar.
6. Deixe de usar palavras de preenchimento
Muitas pessoas têm tendência a usar enchimentos, tais como “um”, “gostar”, “gostar” e “ah”, quando fazem uma apresentação, mas estas palavras podem distrair o público. As boas notícias? “Palavras de preenchimento são muito simples de corrigir”, diz Gallo, “Só é preciso praticar”.
7. Utilizar a plataforma TED
Muitos apresentadores do TED Talk são mestres a falar em público. “A minha conversa TED favorita de todos os tempos é de Bryan Stevenson, um advogado de direitos humanos”, diz Gallo. “Se assistir à apresentação dele, verá como ele usa a narração de histórias e a sua linguagem corporal para fazer uma grande apresentação”.