A EPAL é sucessora da centenária CAL – Companhia das Águas de Lisboa, concessionária do abastecimento de água à cidade de Lisboa, entre 02 de Abril de 1868 e 30 de Outubro de 1974, altura em que terminou o contrato de concessão.
É então constituída a EPAL – Empresa Pública das Águas de Lisboa designação que mantém até 1981, quando passa a denominar-se por EPAL – Empresa Pública das Águas Livres.
A EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A., é uma empresa do setor empresarial do Estado, detida a 100% pela AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A., encontrando-se sujeita ao enquadramento legal inerente a esta qualificação, nomeadamente, o disposto no DL 133/2013, de 03 de Outubro.
A concessão da exploração e da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Vale do Tejo foi atribuída à Águas do Vale do Tejo e à EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A, a sua gestão delegada.
Atualmente a área servida pela EPAL e ADVT abrange 87 municípios que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,5 milhões de habitantes. Esta solução para além da coesão territorial tem em vista gerar as eficiências necessárias à sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas.
Oferta – Técnico/a Operacional de Equipamentos e Instalações (M/F) – Lisboa
Formação Académica e Profissional
- 12º Ano de escolaridade, preferencialmente na área de Eletrotecnia – Curso Profissional de Técnico de Eletrotecnia (Nível 4) ou habilitação equivalente devidamente certificada;
- Possuir reconhecimento como Técnico Responsável por Execução e Manutenção de instalações elétricas conferido pela Direção Geral de Energia e Geologia (preferencial).
Experiência Profissional
- Mínima de 3 anos em montagem ou manutenção de instalações elétricas, de preferência no setor da água ou do saneamento.
- Conhecimentos específicos
- Força motriz: motores elétricos, arrancadores suaves, variadores de velocidade;
- Eletrónica de potência;
- Interpretação e elaboração de esquemas elétricos;
- Manutenção de postos de transformação;
- Conhecimentos básicos sobre redes de comunicação e seus protocolos (Modbus, Profibus, TCP/IP);
- Conhecimentos de Inglês;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador (Excel, Word, Outlook).
Principais atividades e responsabilidades
- Efetuar a manutenção de equipamentos elétricos: motores, quadros de potência e comando, condensadores, postos de transformação, etc.;
- Utilizar equipamentos de medição e monitorização de grandezas elétricas;
- Instalar e reparar circuitos elétricos de alimentação, proteção e comando;
- Localizar e reparar avarias em instalações elétricas;
- Realizar verificações e ensaios de funcionamentos dos sistemas e equipamentos;
- Colaborar na realização de estudos conducentes à otimização das tarefas inerentes à sua área de trabalho;
- Elaborar relatórios dos trabalhos realizados.
Candidaturas
Os/as candidatos/as interessados/as, deverão enviar a sua candidatura, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, para o endereço de e-mail candidaturas.epal@adp.pt até 11/03/2022, com a referência “TO Equipamentos Instalações – MAN”.