A EDP – Energias de Portugal é uma empresa do sector energético, verticalmente integrada, com uma posição consolidada na Península Ibérica, quer ao nível de produção, distribuição e comercialização de eletricidade, como de gás.
O Grupo está presente em Portugal com cerca de 7 mil colaboradores. A empresa é o principal investidor em Portugal e um dos motores da economia e do desenvolvimento nacional, sendo o maior produtor, distribuidor e comercializador de eletricidade no país.
A produção de energia em Portugal concretiza-se através da geração hídrica e térmica e de geração eólica. A EDP Distribuição é o Operador de Rede de Distribuição no território continental de Portugal. A comercialização de energia efetiva-se através da EDP Serviço Universal (mercado regulado) e da EDP Comercial (mercado livre).
O grupo tem hoje uma presença forte no panorama energético mundial, estando presente em países como Portugal, Espanha, França, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Bélgica, Polónia, Roménia e Brasil, contando com mais de 10 milhões de clientes e mais de 12 mil colaboradores em todo o mundo.
Oferta – Data Analyst – Lisboa
A Direção de Middle e Backoffice da EDP Energias de Portugal que tem como missão coordenar a gestão e o controlo do nível de exposição ao risco resultante das atividades de compra e venda de energia do grupo EDP em Portugal propondo as políticas e os mecanismos necessários à sua mitigação; assegurar gerir as atividades de “back-office”, nomeadamente o ciclo de liquidações, cobrança e contabilização dos negócios realizados na UNGE assim como o respetivo controlo de gestão. Pretendemos recrutar um Data Analyst para a área de Análises Quantitativas e de Risco.
Principais responsabilidades
- Garantir a evolução contínua dos modelos de previsão utilizados na área, propondo métodos e reparametrizações alternativas às existentes, solidamente fundamentadas na literatura existente e na comparação de resultados;
- Gerir e apoiar o desenvolvimento de sistemas informáticos que suportam os modelos;
- Rever, garantir e desenvolver o funcionamento das ferramentas de apoio ao controlo da atividade e à tomada de decisão;
- Propor, suportar e acompanhar a qualidade do relacionamento mantido com os prestadores de serviços, internos e externos, necessários ao desempenho da atividade;
- Promover a compreensão e a utilização das ferramentas desenvolvidas na área.
- Implementar modelos de determinação de medidas de risco, aplicados a mercados energéticos.
Perfil
- Formação académica nas áreas de Matemática, Física, Engenharia, Economia ou áreas afins desde que possua experiência relevante;
- Experiência máxima de 3 anos em funções semelhantes ao indicado acima;
- Conhecimento de linguagens de programação (Obrigatório) – (Exemplo: VBA, R, Matlab ou SQL);
- Boa capacidade de gestão do tempo/priorizar tarefas;
- Dinamismo e autonomia.
Valoriza-se experiência profissional em
- Análise de dados;
- Implementação de modelos de previsão e de análise de resultados (com especial cuidado na fiabilidade das variáveis de decisão).