A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) é o órgão da Administração Pública Portuguesa que tem por missão contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos, numa ótica do desenvolvimento sustentável e de garantia da segurança do abastecimento.
Na missão da DGEG inclui-se, naturalmente, a necessidade de sensibilizar os cidadãos para a importância daquelas políticas, no quadro do desenvolvimento económico e social que se deseja para o país, informando-os sobre os instrumentos disponíveis para a execução das decisões políticas e divulgando os resultados do seu acompanhamento e execução.
A Direção-Geral de Energia e Geologia resulta da fusão operada em 2004 entre Direção Geral de Energia (DGE) e de parte do Instituto Geológico e Mineiro (IGM).
O Artº 5º do Decreto-Lei nº 130/2014 (29 agosto) prevê na Direção Geral de Energia e Geologia a existência de um Conselho Científico enquanto órgão de consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação e nas tomadas de decisão do Diretor-Geral no que se refere à atividade científica da DGEG.
As áreas científicas nas quais a DGEG enquadra a sua atividade científica presente e futura, são as seguintes (cf. Despacho do Diretor-Geral da Energia e Geologia nº 2053/2017, de 10 março): Ciências da Energia; Ciências Geológicas e do Território; Ciências da Engenharia; Ciências da Sustentabilidade; Ciências Sociais.
Oferta – OE202412/0381 | Assistente Técnico (12 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Faro
Procedimento concursal comum para o preenchimento de 12 (doze) postos de trabalho do mapa de pessoal da Direção-Geral de Energia e Geologia, na carreira e categoria de assistente técnico, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
Caracterização do Posto de Trabalho
Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços, nos termos do Anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, tais como:
- Apoio técnico-administrativo à Direção de Serviços, designadamente, tratamento e gestão da documentação, receção e atendimento, organização e apoio a reuniões, gestão da agenda dos dirigentes, elaboração de ofícios, notas internas e outros documentos, organização de processos, etc.
Habilitação Literária
- 12º ano (ensino secundário).
Outros Requisitos
- Ser detentor de vínculo de emprego público por tempo indeterminado previamente constituído e ser detentor dos requisitos enunciados no artigo 17.º da LTFP.
Locais de Trabalho
- Referência A – Lisboa – 6 postos de trabalho: Lisboa – Avenida 5 de Outubro, n.º 208, 1069 – 203 Lisboa
- Referência B – Porto – 2 postos de trabalho: Área Norte Porto – Manuel Pacheco de Miranda,29 G, 4200-804 Porto
- Referência C – Coimbra – 2 postos de trabalho: Área Centro Coimbra – Rua Câmara Pestana, 74, 3030 – 163 Coimbra
- Referência D – Évora – 1 posto de trabalho: Área Sul Alentejo – Praceta das Empresas 3 18, 7005-639 Évora
- Referência E – Faro – 1 posto de trabalho: Área Sul Algarve – Rua Prof. António Pinheiro e Rosa, 1, 8005 – 546 Faro