A Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) do Ministério da Justiça atua no âmbito da política de justiça e planeamento estratégico, dos meios de resolução alternativa de litígios, das relações internacionais e da informação estatística na área da Justiça.
A Direção-Geral da Política de Justiça foi criada em 2006, com a publicação do Decreto-Lei n.º 206/2006, de 27 de outubro, que aprovou a lei orgânica do Ministério da Justiça.
Sucedeu ao Gabinete de Política Legislativa e Planeamento (GPLP) e ao Gabinete para as Relações Internacionais, Europeias e de Cooperação (GRIEC), que foram nesse momento extintos.
Manteve as funções que o GPLP desempenhava no domínio da programação da atividade legislativa e não legislativa do Ministério da Justiça, bem como as respeitantes ao acompanhamento do processo legislativo e assumiu competências reforçadas na área do planeamento, tais como as de elaboração de documentos estratégicos e as Grandes Opções do Plano na área da justiça e da monitorização do seu cumprimento. Por outro lado, manteve as competências do GPLP no âmbito da recolha, produção, análise e divulgação das estatísticas oficiais da justiça.
Para além do reforço das funções atrás descritas a DGPJ acolheu também competências de coordenação das relações externas e de cooperação na área da justiça, anteriormente entregues ao GRIEC.
Tanto o GPLP como o GRIEC já haviam sido o resultado de processos de reestruturação interna dos serviços do Ministério da Justiça, em anos anteriores.
Oferta – OE202412/0641 | Especialista de Sistemas e Tecnologias de Informação | Procedimento Concursal PRR – Lisboa
Procedimento concursal no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência para ocupação de um posto de trabalho na carreira/categoria de especialista de sistemas e tecnologias de informação, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto.
Caracterização do Posto de Trabalho
O posto de trabalho a ocupar visa o exercício de funções no quadro da execução dos investimentos e reformas do Plano de Recuperação e Resiliência afetos à Direção-Geral da Política de Justiça, designadamente, o projeto PRR 40 — Plataforma de Indicadores, Estatísticas e Dados Abertos da Justiça.
Funções
- Trabalhar com as equipas de recolha, análise estatística e de IT, para identificar novas fontes de dados e colaborar na análise funcional dos dados a recolher e definir e estruturar o conteúdo dos protocolos técnicos de comunicação de dados a implementar;
- Analisar e interpretar os resultados utilizando ferramentas estatísticas e/ou outras ferramentas de data analytics;
- Identificar tendências, correlações e padrões a partir de conjuntos de dados complexos;
- Identificar novas oportunidades para melhoria dos processos de recolha, tratamento e análises dos dados;
- Fornecer relatórios de dados concisos e visualizações de dados claros para divulgação pública e para gestão;
- Conceber, modelar, criar e manter bases de dados relacionais e sistemas de dados.
Habilitações Literárias
- Formação Superior ao nível de Licenciatura ou Mestrado Pós-Bolonha em Matemática, Estatística, Informática, Gestão de Informação, Economia ou similar.
Outros Requisitos
- Experiência mínima de 3 anos em áreas ligadas a Data Integration, Data Analytics ou Business Intelligence;
- Experiência de trabalho em equipas de projeto multidisciplinares;
- Experiência em bases de dados SQL Server;
- Autonomia, capacidade analítica e de resolução de problemas.
Candidaturas: 20-12-2024 a 07-01-2025