A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) é o órgão da Administração Pública Portuguesa que tem por missão contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos, numa ótica do desenvolvimento sustentável e de garantia da segurança do abastecimento.
Na missão da DGEG inclui-se, naturalmente, a necessidade de sensibilizar os cidadãos para a importância daquelas políticas, no quadro do desenvolvimento económico e social que se deseja para o país, informando-os sobre os instrumentos disponíveis para a execução das decisões políticas e divulgando os resultados do seu acompanhamento e execução.
A Direção-Geral de Energia e Geologia resulta da fusão operada em 2004 entre Direção Geral de Energia (DGE) e de parte do Instituto Geológico e Mineiro (IGM).
O Artº 5º do Decreto-Lei nº 130/2014 (29 agosto) prevê na Direção Geral de Energia e Geologia a existência de um Conselho Científico enquanto órgão de consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação e nas tomadas de decisão do Diretor-Geral no que se refere à atividade científica da DGEG.
As áreas científicas nas quais a DGEG enquadra a sua atividade científica presente e futura, são as seguintes (cf. Despacho do Diretor-Geral da Energia e Geologia nº 2053/2017, de 10 março): Ciências da Energia; Ciências Geológicas e do Território; Ciências da Engenharia; Ciências da Sustentabilidade; Ciências Sociais.
Oferta – OE202411/0703 | Técnico Superior | Mobilidade Interna – Lisboa
Recrutamento de 1 (um) Técnico Superior por mobilidade na categoria para a Direção-Geral de Energia e Geologia. Procedimento: 17/TS-M/2024 – Apoio Transversal à Direção de Serviços de Apoio e Gestão de Recursos.
Caracterização do Posto de Trabalho
Exercício com autonomia e responsabilidade, de funções consultivas de estudo, planeamento, conceção e aplicação de métodos e processos inerentes à sua qualificação profissional nos seguintes domínios de atividade:
- Estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que preparam e fundamentam a decisão;
- Elaboração de pareceres e projetos, e execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação da direção de serviços de Apoio e Gestão de Recursos;
- Desenvolver os procedimentos e os instrumentos necessários ao planeamento operacional e ao controlo interno;
- Mapear e desenhar processos, considerando o fluxo de atividades e os objetivos;
- Colaborar nas ações conducentes ao planeamento e gestão dos recursos da Direção-Geral, considerando as atribuições, a estratégia e os objetivos a atingir, incluindo a gestão dos recursos humanos;
- Formular propostas e acompanhar a sua implementação, através da elaboração de medidas e procedimentos internos, manuais de procedimentos nas áreas de atuação da direção de serviços de Apoio e Gestão de Recursos;
- Conceber, planear, implementar e avaliar sistemas de controlo e incremento da qualidade do serviço.
Habilitação Literária
- Licenciatura, preferencialmente em Economia ou Gestão.