A Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) é um serviço central da administração direta do Estado com atribuições na área da concretização das políticas de desenvolvimento de recursos humanos do pessoal docente e não docente.
A DGAE tem como visão ser o parceiro estratégico das escolas portuguesas na gestão dos recursos humanos mediante a modernização de processos e a sua otimização no tempo e no espaço.
Tem como missão garantir a concretização das políticas de gestão estratégica e de desenvolvimento dos recursos humanos da educação afetos às estruturas educativas públicas situadas no território continental nacional, sem prejuízo das competências atribuídas às autarquias locais e aos órgãos de gestão e administração escolares e, também, das estruturas educativas nacionais que se encontram no estrangeiro, visando a promoção da língua e cultura portuguesas, e acompanhar e decidir as questões relacionadas com as qualificações profissionais e o exercício de funções docentes nos estabelecimentos de ensino particular, cooperativo e solidário.
A DGAE, nos termos do seu Plano de Ação Estratégica, propõe-se atingir os seguintes objetivos estratégicos:
- Promover uma cultura organizacional colaborativa e aprendente;
- Aperfeiçoar os sistemas informáticos da DGAE para simplificação de processos;
- Desenvolver uma eficiente gestão dos processos concursais e da mobilidade dos docentes;
- Otimizar os recursos e reforçar a sustentabilidade financeira;
- Garantir o apoio técnico às escolas no âmbito da gestão de carreira e desenvolvimento profissional dos RHE.
Oferta – OE202404/0477 | Técnico Superior | Mobilidade Interna – Lisboa
Caracterização do Posto de Trabalho
- Desempenho de funções de Técnico Superior na Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (nos termos do art.º 6.º da Portaria n.º 30/2013, de 29 de janeiro).
Habilitação Literária
- Licenciatura.
Outros Requisitos
- As funções a exercer enquadram-se nas competências da Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro, previstas no artigo 6.º da Portaria n. º30/2013, de 29 de janeiro, designadamente quanto ao apoio e monitorização do funcionamento e gestão destas Escolas, respetivos recursos humanos e financeiros;
- Será valorizada a experiência demonstrada na área da cooperação/relações internacionais e em projetos de cooperação para o desenvolvimento.