O Crédito Agrícola (GCA) é um Grupo Financeiro Cooperativo centenário, constituído pela Caixa Central – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo CRL (Caixa Central) e pelas Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, suas Associadas bem como pelas empresas de serviços auxiliares participadas, direta ou indiretamente, pela Caixa Central.
Com mais de 420.000 Associados e 2.000.000 Clientes, o GCA é o único Grupo Financeiro Cooperativo de âmbito nacional em que as 72 Instituições de Crédito que o compõem são Cooperativas, estando toda a sua organização societária orientada para a sustentação e o apoio à competitividade, designadamente as Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, Associadas da Caixa Central, verdadeiras entidades dinamizadoras das economias locais.
A Caixa Central, em conjunto com as suas Caixas, suas Associadas, constituem o Sistema Integrado de Crédito Agrícola Mútuo (SICAM), desempenhando a Caixa Central as funções de organismo central que, entre outros, dispõe de poderes de orientação, acompanhamento, intervenção e fiscalização das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, suas Associadas, nos aspetos administrativo, técnico e financeiro e da sua organização e gestão.
As atuais Caixas detêm a integralidade do capital social do seu organismo central, a Caixa Central e, consequentemente e por seu intermédio, detêm, indiretamente, as Empresas Participadas que integram o grupo.
As Empresas Participadas exercem atividades complementares ou auxiliares das da Caixa Central e das Caixas, suas Associadas, designadamente, a atividade seguradora, nos ramos vida e não vida, a gestão de ativos, o investimento em capital de risco, a detenção e gestão de ativos do Grupo, a prestação de serviços informáticos, etc.
Oferta – Analista de Riscos | Direção de Risco Global | Área de Serviços Comuns – Lisboa
Tarefas
- Assegurar a gestão e a análise dos dados que suportam as atividades associadas ao modelo de serviços comuns da função de gestão de riscos (FGR) nos termos do Aviso n.º 3/ 2020 do Banco de Portugal;
- Participar ativamente nas análises e produção de relatórios a realizar no âmbito do plano de atividades da FGR, suportados em programas de trabalho que abrangem o acompanhamento e controlo das diferentes tipologias de riscos (e.g. crédito, operacional, liquidez, taxa de juro).
Requisitos
- Habilitações ao nível de licenciatura em Gestão, Economia, Finanças, Gestão de Informação ou outra com forte componente analítica;
- Conhecimentos na área de tecnologias de informação, em particular programação Python, SQL, SAS, exploração de bases de dados e similares (preferencial);
- Experiência profissional ou conhecimentos na área de gestão de riscos (preferencial);
- Elevada capacidade analítica;
- Elevada proactividade e competências de trabalho em situação de moderada autonomia;
- Aptidão para planeamento e organização, com elevado compromisso e foco no cumprimento de planos de trabalho;
- Capacidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipa.
Candidaturas
Resposta com indicação da referência 156/24, acompanhada de curriculum vitae para o e-mail recrutamento@creditoagricola.pt.