A CP é uma entidade pública empresarial detida a 100% pelo Estado. Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Com cerca de 126 milhões (em 2018) de passageiros transportados por ano, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.
Fruto do novo contexto económico e legal, a CP desenvolveu uma profunda transformação de adaptação ao mercado. Organizou-se em torno de Áreas de Negócio, adequadas à satisfação das necessidades de diferentes segmentos de mercado.
A CP tem apostado no estabelecimento de parcerias que aumentem o valor dos serviços que presta, procurando fortalecer a sua posição no setor dos transportes.
Paralelamente, tem apostado numa requalificação dos seus recursos humanos, procurando tornar mais eficaz a sua atuação face aos novos desafios de um mercado concorrencial.
A CP trabalha diariamente para reduzir a sua pegada ecológica. Perante cidades cada vez mais congestionadas e aeroportos a atingirem o ponto de saturação, o transporte ferroviário apresenta-se, cada vez mais, como a alternativa mais competitiva.
Oferta – Técnico Superior | Supervisão e Controlo Operacional – Lisboa
Funções Genéricas
- Acompanhar e supervisionar o desempenho da exploração do tráfego da Empresa;
- Monitorizar a qualidade do registo de ocorrências nos sistemas operacionais da Empresa;
- Apurar e gerir os indicadores do desempenho da exploração de tráfego, de modo regular, tendo presente o reporte a pedidos especiais/ocasionais;
- Informar e questionar o gestor de infraestruturas sobre alterações às características programadas da marcha dos comboios (supressões, enlaces, alteração de itinerários,
condições das instalações, etc.); - Produzir a informação dos Relatórios de Atividades das Operações, agregando os contributos necessários à mesma;
- Participar nas averiguações das ocorrências de circulação, junto do Responsável Local de Segurança;
- Analisar e otimizar processos e procedimentos associados direta ou indiretamente à supervisão de tráfego e controlo operacional.
Requisitos Obrigatórios
- Grau académico de ensino superior nas áreas de Engenharia ou Matemática Aplicada, cujas estruturas curriculares incluam disciplinas de Matemática, Estatística, Informática, Estruturas de Dados e Algoritmos, concluído antes do processo de candidatura.
Competências
Técnicas
- Bons conhecimentos na área de produção e de controlo da circulação em contexto de transporte ferroviário;
- Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador: Microsoft Office 365 (word, excel, powerpoint, outlook, teams, onedrive, etc.);
- Bons conhecimentos de Língua Inglesa.
Pessoais
- Boa capacidade de expressão verbal (oral e escrita);
- Boa capacidade de análise e de síntese, nomeadamente na identificação e caracterização de desvios e formulação de propostas corretivas;
- Boa capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
- Boa capacidade de adaptação a novas situações e flexibilidade;
- Boa capacidade de organização e rigor no trabalho;
- Espírito de iniciativa e de autonomia;
- Elevado sentido de responsabilidade;
- Atitudes e comportamentos orientados por elevados padrões de ética e lealdade.
Candidaturas
Serão consideradas apenas as candidaturas efetuadas através do formulário online, até 17 de novembro de 2023, assegurando o preenchimento de todos os campos do mesmo.
As candidaturas deverão também ser acompanhadas de Curriculum Vitae detalhado, a enviar para recrutamento@cp.pt, e indicando a referência RE 86PS/2023.