A CP é uma entidade pública empresarial detida a 100% pelo Estado. Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Com cerca de 126 milhões (em 2018) de passageiros transportados por ano, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.
Fruto do novo contexto económico e legal, a CP desenvolveu uma profunda transformação de adaptação ao mercado. Organizou-se em torno de Áreas de Negócio, adequadas à satisfação das necessidades de diferentes segmentos de mercado.
A CP tem apostado no estabelecimento de parcerias que aumentem o valor dos serviços que presta, procurando fortalecer a sua posição no setor dos transportes.
Paralelamente, tem apostado numa requalificação dos seus recursos humanos, procurando tornar mais eficaz a sua atuação face aos novos desafios de um mercado concorrencial.
A CP trabalha diariamente para reduzir a sua pegada ecológica. Perante cidades cada vez mais congestionadas e aeroportos a atingirem o ponto de saturação, o transporte ferroviário apresenta-se, cada vez mais, como a alternativa mais competitiva.
Oferta – Técnico Superior – Cibersegurança – Lisboa
Funções Genéricas
- Executar as funções correspondentes ao Tier 1 e 2 de SOC (Centro de Operações de Segurança), nomeadamente a monitorização de ferramentas, triagem e investigação de eventos;
- Acompanhar os diferentes incidentes de segurança através da ferramenta de gestão de incidentes, com a responsabilidade de monitorização e reporte;
- Contactar com colaboradores / destinatários / partes interessadas nos diversos eventos de Segurança;
- Colaborar na atualização e implementação das Políticas, processos e procedimentos de Cibersegurança, alinhados com as boas práticas e enquadramento legal em vigor;
- Participar na formação e sensibilização dos trabalhadores da CP relativamente à Cibersegurança e respetivas normas internas:
- Participar na melhoria contínua das políticas, processos, procedimentos e integração das lições aprendidas;
- Outras atividades em uso no SOC.
Condições Obrigatórias
- Grau académico de ensino superior em Engenharia Informática e de Computadores ou Gestão de Sistema de Informação (ou equivalente).
Competências Técnicas
- Experiência profissional na utilização de e ferramentas e procedimentos de Cibersegurança;
- Experiência em:
- IT Risk;
- Operações de SOC;
- Estrutura de políticas, processos e procedimentos de Cibersegurança;
- Segurança e monitorização de rede;
- Gestão de políticas de Firewalls;
- Outros projetos de Cibersegurança com componentes tecnológicos;
- Bons conhecimentos de língua inglesa (oral e escrita).
Competências Pessoais
- Interesse acentuado pela área de Cibersegurança e informática, em geral;
- Interesse por atividades pedagógicas que envolvam transmissão de conhecimentos e sensibilização para a formação de atitudes na área da Cibersegurança;
- Elevada capacidade de resolução de problemas;
- Boa capacidade de organização e rigor no trabalho;
- Boa capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
- Espírito de iniciativa e dinamismo;
- Elevado sentido de responsabilidade;
- Resiliência e capacidade de resistência ao stress;
- Atitudes e comportamentos orientados por elevados padrões de ética, rigor e lealdade.
Candidaturas
Serão consideradas apenas as candidaturas efetuadas através do formulário online, até 14 de março de 2023, assegurando o preenchimento de todos os campos do mesmo.