A CP é uma entidade pública empresarial detida a 100% pelo Estado. Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Com cerca de 126 milhões (em 2018) de passageiros transportados por ano, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.
Fruto do novo contexto económico e legal, a CP desenvolveu uma profunda transformação de adaptação ao mercado. Organizou-se em torno de Áreas de Negócio, adequadas à satisfação das necessidades de diferentes segmentos de mercado.
A CP tem apostado no estabelecimento de parcerias que aumentem o valor dos serviços que presta, procurando fortalecer a sua posição no setor dos transportes.
Paralelamente, tem apostado numa requalificação dos seus recursos humanos, procurando tornar mais eficaz a sua atuação face aos novos desafios de um mercado concorrencial.
A CP trabalha diariamente para reduzir a sua pegada ecológica. Perante cidades cada vez mais congestionadas e aeroportos a atingirem o ponto de saturação, o transporte ferroviário apresenta-se, cada vez mais, como a alternativa mais competitiva.
Oferta – Desenhador – Lisboa
Funções
- Executar ou modificar desenhos destinados à fabricação, montagem ou manutenção de equipamentos, máquinas, sistemas e circuitos, ou à construção e reparação de edifícios e outras instalações;
- Estudar e fazer os levantamentos de informação por si recolhidos ou a partir de esboços e especificações fornecidos que sejam necessários à realização dos desenhos de peças e de conjuntos;
- Conceber e executar esquemas, maquetes, cartas, diagramas ou outras representações gráficas;
- Executar cálculos específicos, a partir de elementos ou de desenhos, no sentido de definir escalas, tolerâncias, traçados, dimensões, quantidades ou outros necessários à realização dos desenhos e de projetos;
- Organizar o arquivo técnico de desenhos.
Requisitos
- Formação técnico-profissional na área de desenho técnico, ao nível do 12º ano de escolaridade.
Competências
Técnicas
- Bons conhecimentos na área de desenho técnico;
- Conhecimentos de desenho técnico 2D, modelação 3D paramétrica e produção de desenhos 2D a partir dos modelos 3D, como, por exemplo: AutoCAD, Autodesk Inventor, Solidworks, Catia ou outro;
- Conhecimentos de desenho técnico manual;
- Conhecimentos de Geometria Descritiva e de Axonometria;
- Conhecimento de técnicas de “toleranciamento” e de “dimensionamento” básico de órgãos de máquinas, recorrendo a tabelas e formulários;
- Conhecimentos em planificar e projetar superfícies;
- Conhecimentos em efetuar levantamentos dimensionais de peças e estruturas, em oficina ou em linha;
- Conhecimentos de língua inglesa;
- Conhecimentos na utilização das ferramentas do Microsoft Office.
Pessoais
- Capacidade de análise e de síntese;
- Capacidade de organização e de rigor na execução no trabalho;
- Capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
- Espírito de iniciativa;
- Gosto por trabalho que envolva minuciosidade e detalhe;
- Bom sentido de responsabilidade;
- Atitudes e comportamentos orientados por elevados padrões de ética, rigor e lealdade.
Candidaturas
Serão consideradas apenas as candidaturas efetuadas através do formulário online, até 3 de abril de 2024, assegurando o preenchimento de todos os campos do mesmo.
As candidaturas deverão ser acompanhadas de Curriculum Vitae detalhado, a enviar para recrutamento@cp.pt, indicando a referência: RE 22PS/2024.