A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema é o organismo nacional, tutelado pelo Ministro da Cultura, que tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património cinematográfico.
Foi fundada no início dos anos 50 por um dos pioneiros das cinematecas europeias, Manuel Félix Ribeiro, e tornou-se uma instituição autónoma em 1980. Desde 1956, a Cinemateca é membro da Federação Internacional dos Arquivos de Filmes (FIAF), criada em 1938, com o objectivo de promover a conservação e o conhecimento do património cinematográfico, conjugando os esforços dos mais importantes arquivos do mundo, e que conta actualmente com mais de 150 afiliados de 77 países.
Também em 1956, foi inaugurada a primeira sala própria da Cinemateca, dedicada à sua actividade exibidora. Em 1996, a Cinemateca abriu um moderno centro de conservação nos arredores de Lisboa, que é actualmente a base de todas as actividades de preservação, pesquisa técnica e acesso, incluindo o uso de novas tecnologias.
A Cinemateca desempenhou um papel decisivo na criação e desenvolvimento da rede de instituições europeias dedicadas à preservação do património cinematográfico europeu, sendo co-fundadora da Associação Europeia de Cinematecas (ACE) e participando em diversos programas, tais como: Projecto LUMIÈRE (Programa Europeu Media I, 1991-1995, que teve sede em Lisboa); ARCHIMEDIA – Rede Europeia de Formação para a Promoção do Património Cinematográfico; «Urgent: Nitrate Can’t Wait» (programa Raphael); European Film Gateway (2008-2011).
Oferta – OE202410/0799 | Técnico Superior (2 vagas) | Procedimento Concursal Comum – Lisboa
Procedimento concursal comum para constituição de relação jurídica de emprego público na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de dois postos de trabalho da carreira unicategorial de técnico superior, na área de Comunicação, Relações Públicas e Imagem, conforme caraterização do mapa de pessoal da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, I.P.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Promoção da imagem institucional e das atividades da CP-MC;
- Empreendimento das ações de comunicação institucional e de relações públicas com o público em geral, com os espetadores e utilizadores dos serviços da CP-MC, com os meios de comunicação social e no seio das redes sociais;
- Produção e difusão de materiais de divulgação das atividades da CP-MC;
- Coordenação da distribuição das edições bibliográficas e audiovisuais da CP-MC e organização da presença da CP-MC em feiras do livro e eventos afins no país ou no estrangeiro;
- Coordenação do Programa ‘Amigos da Cinemateca’ e das relações com os inscritos no mesmo, assim como com os órgãos sociais e com os membros da Associação Amigos da Cinemateca em curso de implementação;
- Apoio aos restantes setores na comunicação das respetivas atividades e na organização de eventos públicos, sejam eles de iniciativa exclusiva da CP-MC ou realizados em parceria com outras entidades, incluindo organização de encontros, colóquios e sessões especiais, e ainda de viagens e estadas de personalidades convidadas.
Nível habilitacional
- Licenciatura ou grau académico superior nas áreas das Ciências da Comunicação e Informação ou Cinema, preferencialmente complementado com experiência profissional relevante em comunicação pública, relações com os órgãos de comunicação social e redes sociais, em âmbito cultural.
Requisitos preferenciais
- Formação e experiência profissional relevantes e adequadas às funções;
- Conhecimentos de história do cinema;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
- Formação e experiência em utilização de softwares de criação e edição de vídeo;
- Boa capacidade de comunicação escrita e oral;
- Boa capacidade de expressão oral e escrita em línguas estrangeiras, obrigatoriamente em inglês e preferencialmente também em francês;
- Boa capacidade de relacionamento interpessoal;
- Sentido crítico, capacidade de análise, iniciativa e resolução de problemas.