O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia visa a reabilitação e a reintegração das pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades na vida ativa, disponibilizando um conjunto integrado e personalizado de serviços no âmbito da reabilitação profissional.
Promove a reintegração profissional, familiar e social das pessoas com diversidade funcional decorrente de doenças ou acidentes. Apoia o desenvolvimento das qualificações e o acesso, manutenção e retoma do emprego.
O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia entrou em funcionamento em 1992, no âmbito de um acordo celebrado, em 1991, entre o IEFP – Instituto do Emprego e da Formação Profissional, a CERCIGAIA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, e a ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas.
Oferta – Técnico/a de Orientação, Qualificação e Emprego – Porto
Funções
Será responsável pelo apoio técnico especializado a pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades no âmbito da sua (re)integração na vida ativa e profissional, realizando o acolhimento de pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades, incluindo a decorrente de doenças e acidentes, com vista a: ativar e mobilizar para percursos de reabilitação e reintegração; recolher informação inicial sobre as suas necessidades, expectativas e potenciais; informar sobre os serviços do Centro e da comunidade; orientar para os serviços do Centro.
Responsabilidades
- Assegurar a articulação com as entidades encaminhadoras de clientes, divulgando a oferta de serviços do Centro, analisando as necessidades dos potenciais clientes e encaminhando os mesmos para os serviços do Centro.
- Ativar e mobilizar o cliente para a identificação e/ou avaliação dos seus potenciais, necessidades e expectativas.
- Garantir que os clientes e significativos estão esclarecidos e enquadrados nas dinâmicas de acesso ao Centro.
- Promover no cliente o desenvolvimento de uma visão abrangente dos principais desafios, exigências e requisitos do mundo da formação e do trabalho, e estimular a identificação de estratégias pessoais que lhe facilitem o ajustamento/adaptação aos contextos.
- Fornecer aos clientes toda a informação conveniente e necessária sobre os seus direitos e deveres, garantindo as condições ajustadas para que o cliente identifique o sentido e propósito do seu percurso, as condições e requisitos do mesmo.
- Assegurar a elaboração, monitorização e avaliação do respetivo plano de intervenção, em conjunto com o cliente e em articulação com outros atores significativos, a fim de garantir que são alcançados os resultados pretendidos.
- Assegurar o acompanhamento do cliente, em articulação com outros elementos da equipa de serviço a cliente.
- Promover a construção de uma parceria colaborativa com o cliente/significativos assente numa lógica de empoderamento e de responsabilização pelos resultados a alcançar.
- Dinamizar e facilitar a reflexão pessoal do cliente sobre os resultados alcançados ao longo do processo de intervenção, de forma a promover o seu envolvimento na análise das exigências e requisitos dos futuros contextos de vida.
- Assegurar resposta às expectativas e necessidades dos clientes, quer sinalizando clientes para respostas que possam ser adequadas, quer sinalizando novas necessidades dos clientes.
- Assegurar os registos de informação associados à sua atividade, designadamente nos sistemas de informação aplicáveis e nos dossiers técnico-pedagógicos, garantindo que estão atualizados e em conformidade com os preceitos legais e regulamentos institucionais.
Perfil
- Habilitação de nível superior, preferencialmente nos domínios das Ciências Sociais e Humanas;
- Certificado de Competências Pedagógicas;
- Conhecimento aprofundado do Sistema Nacional de Qualificação e dos regulamentos, referenciais e legislação aplicáveis;
- Experiência prévia consolidada no domínio da mediação e qualificação de pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades;
- Conhecimento avançado das ferramentas MS Office;
- Domínio da língua inglesa, falada e escrita;
- Comunicação assertiva, flexibilidade e criatividade, resiliência, autonomia e orientação para resultados, gosto pela inovação e aprendizagem;
- Capacidade de integração em equipa multidisciplinar;
- Apresentação cuidada;
- Carta de condução de ligeiros e disponibilidade para deslocações.