A principal missão do Centro de Estudos Judiciários é a formação de magistrados. Neste âmbito, compete ao CEJ assegurar a formação, inicial e contínua, de magistrados judiciais e do Ministério Público para os tribunais judiciais e para os tribunais administrativos e fiscais.
Em matéria de formação de magistrados ou de candidatos à magistratura de países estrangeiros, compete ao CEJ assegurar a execução de atividades formativas, no âmbito de redes ou outras organizações internacionais de formação de que faz parte, e de protocolos de cooperação estabelecidos com entidades congéneres estrangeiras, em especial, de países de língua portuguesa.
Oferta
O Centro de Estudos Judiciário abriu dois concursos externos para o preenchimento de 126 vagas de Auditor de Justiça: 28 na Magistratura Judicial, 56 na Magistratura do Ministério Público e 42 na Magistratura Judicial para os Tribunais Administrativos e Fiscais.
Os requisitos gerais de ingresso na formação inicial de magistrados e de admissão ao concurso são os seguintes:
- Ser cidadão português ou cidadão dos Estados de língua portuguesa com residência permanente em Portugal, a quem seja reconhecido, nos termos da lei e em condições de reciprocidade, o direito ao exercício das funções de magistrado;
- Ser titular do grau de licenciado em Direito ou equivalente legal;
- Reunir os demais requisitos gerais de provimento em funções públicas.
Consoante a via de admissão:
- “Via da habilitação académica”: Ser titular do grau de mestre ou doutor (este requisito é dispensado se o candidato for licenciado em Direito pré-Bolonha);
- “Via da experiência profissional”: Possuir experiência profissional na área forense ou em outras áreas conexas, relevante para o exercício das funções de magistrado, e de duração efetiva não inferior a 5 anos.
As candidaturas devem ser formalizadas até ao próximo dia 4 de março.
Mais informações [AQUI] e [AQUI]