O Centro de Análise e Operações Marítimas, MAOC (N), é uma iniciativa de 6 países membros da UE (França, Irlanda, Itália, Espanha, Holanda, Portugal) e Reino Unido e é cofinanciado pelo Internal Security Fund da União Europeia. O Centro oferece um fórum de cooperação multilateral para reprimir o tráfico ilícito de drogas por mar e ar.
O Centro de Análise e Operações Marítimas abriu oficialmente a 30 de Setembro de 2007 em Lisboa na sequência da assinatura de um Acordo Internacional pelos Ministros de cada um dos Países Parceiros. O MAOC (N) é uma unidade europeia de aplicação da lei com apoio militar que coordena inteligência marítima e aeronáutica, recursos e pessoal formado para responder à ameaça representada pelo tráfico ilícito de drogas por meios marítimos e aéreos.
O MAOC (N) é composto pelo Country Liaison Officers que representam as autoridades policiais, aduaneiras, militares e marítimas das nações europeias participantes, bem como por oficiais de ligação permanentes dos Estados Unidos da Drug Enforcement Administration, da Representação de Lisboa e do Força-Tarefa Conjunta Interagências Sul.
A Comissão Europeia, a EUROPOL, o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), o Centro Europeu para a Droga e a Toxicodependência (EMCDDA), o Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE), a Agência Europeia de Defesa (EDA), EUROJUST e FRONTEX são todos observadores do MAOC (N).
Oferta – Centre Manager – Lisboa
Trabalhará sob a supervisão do Director Executivo para prestar apoio na implementação das actividades do Centro, em conformidade com os objectivos ou projectos de financiamento da Comissão Europeia, contribuindo assim para o sucesso dos objectivos empresariais em toda a organização.
Funções
- Gerir eficazmente todas as contas e pagamentos do Centro, em conformidade com as regras, regulamentos e normas aplicáveis da Comissão Europeia, bem como com as normas de auditoria estabelecidas;
- Prestar apoio ao Centro na manutenção de registos devidamente documentados e na apresentação das demonstrações financeiras correspondentes;
- Organização de todos os elementos de apoio aos eventos MAOC (N), tais como conferências e workshops internacionais que podem incluir delegações/visitas de alto nível;
- Gestão da relação com os prestadores de serviços e fornecedores externos do MAOC (N);
- Coordenar a interacção do Centro com auditores e contabilistas externos.
Perfil
- Domínio sólido de inglês;
- Domínio da língua portuguesa é considerado vantajoso;
- Bons conhecimentos das práticas financeiras e administrativas;
- Conhecimentos de TIC de alto nível com recurso a software administrativo, em particular a utilização de ferramentas Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint);
- Capacidade de trabalhar em ambiente de equipa;
- Capacidade de trabalhar de forma autónoma em tarefas designadas de maneira independente;
- Boas habilidades de redação e relatórios;
- Responsabilidade pessoal e discrição;
- Abordagem pró-activa ao trabalho e ao desenvolvimento do Centro.
Condições
O salário bruto previsto para este posto é de 35.992,60 euros por ano. O salário está sujeito a tributação nacional (Portugal) deduzido na fonte. O pessoal MAOC (N) também tem direito a seguro de saúde privado e subsídio de refeição.
O Gestor do Centro está incluído num plano horizontal de progressão na carreira, que terá lugar em função de avaliações anuais positivas.