O Castelo de São Jorge é um icónico Monumento Nacional, com um número de visitantes anual a rondar os 1.500.000, destacando-se como o Monumento mais visitado do país. Assim, e, não obstante a significativa componente patrimonial do equipamento cultural, a componente turística marca de forma indelével o dia a dia do equipamento.
Com cerca de 96% de visitantes estrangeiros, o Castelo de São Jorge requer que sejam mantidos os mais elevados padrões de qualidade de serviço, quer a nível nacional, quer a nível internacional. Desde o momento em que o visitante se aproxima do Castelo até ao fim da sua visita, é necessário assegurar que a sua experiência é consistente e agradável, tanto do ponto de vista do rigor científico, como do ponto de vista do lazer. A equipa do Castelo é constituída por 43 pessoas que, em permanência, aí trabalham e desenvolvem a sua atividade e que são determinantes para a prossecução da missão do monumento.
O conjunto conhecido como Castelo de Lisboa e Cercas de Lisboa encontra-se classificado como Monumento Nacional, por Decreto de 16 de junho de 1910. O monumento é constituído pelo Castelo, pelas ruínas do Paço da Alcáçova, pela Praça de Armas, por um extenso miradouro sobre a cidade, um núcleo museológico, um núcleo arqueológico, zonas de jardins e muralhas. O Castelo ocupa uma área de cerca de 4 hectares de extensão e está delimitado por uma enorme cintura de muros e muralhas que correspondem, em parte, aos limites da antiga alcáçova de Lisboa, componente patrimonial que permite ao visitante ter contacto direto com a história da cidade e, para além disso, é desenvolvida uma programação nos espaços ao ar de livre do monumento, que permite ao visitante disfrutar da visita de uma forma completa.
O Serviço Educativo do Castelo de São Jorge é responsável pela divulgação do monumento nacional junto do público que o visita tendo em conta as faixas etárias, a diversidade das origens geográficas e o facto de 96% dos visitantes não dominarem o português. A salvaguarda do património e a fruição do mesmo devem estar em perfeita articulação, o que implica uma gestão sustentável dos recursos existentes.
Oferta – Técnica/o Gestão – Lisboa
A EGEAC/Castelo São Jorge procura uma pessoa para integrar a sua equipa e que ficará integrada na carreira / categoria Técnica de Gestão e que reportará ao Coordenador do Backoffice/Bilheteira e de Qualidade e Monitorização de Públicos.
Funções
- Gestão, conferência e registo das receitas de bilheteira;
- Elaboração e Gestão de relatórios de ocorrências e Reclamações;
- Gestão de pagamentos efetuados por transferência bancária;
- Gestão de horários da equipa de Bilheteira;
- Gestão diária da informação sobre a atividade a prestar às pessoas que visitam o Castelo de S. Jorge;
- Gestão das reservas para as atividades do Castelo de S. Jorge;
- Criação de Eventos e Sessões no Sistema de Bilhética;
- Controle e Gestão de stocks de bilhetes e folhetos do Castelo de S. Jorge;
- Acompanhamento dos eventos realizados no âmbito da atividade do Castelo de S. Jorge;
- Prestar informações às pessoas que visitam o Castelo, em vários idiomas, presencialmente, por telefone e email;
- Executar funções de caráter técnico-administrativo no âmbito dos serviços de gestão da Empresa;
- Assegurar, nomeadamente, a execução de tarefas nas áreas de gestão financeira, de recursos humanos, comercial ou de aprovisionamentos da Empresa.
Perfil
- Formação compatível com a função: 12.ª ano ou equivalente técnico-profissional ou experiência Técnico-profissional relevante ou adequada (mínimo de um ano em funções similares);
- Domínio da língua portuguesa falada e escrita;
- Proficiência em inglês e outro(s) idioma(s) estrangeiro(s) (fator preferencial);
- Experiência em funções similares;
- Domínio do Office em Word e Excel, Nível Intermédio:
- Elevado sentido de responsabilidade;
- Boa capacidade de adaptação a diferentes públicos e de gestão de situações de stress;
- Elevada competência ao nível do relacionamento interpessoal e espírito de equipa;
- Disponibilidade para trabalhar por turnos;
- Domínio em Sistemas de Bilhética, Programas de Vendas e Plataformas BI (Business Intelligence) para efeitos estatísticos e monitorização de públicos;