A Câmara Municipal do Porto é o órgão executivo do município do Porto, tendo por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do concelho. A Câmara Municipal do Porto é a segunda maior do país, sendo composta por vários vereadores, representando diferentes forças políticas.
O Porto é a segunda maior cidade de Portugal. A sua área metropolitana é constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano que conta com cerca de 2 479 000 habitantes.
O concelho é constituído por sete freguesias. Na verdade, três delas são “Uniões” de freguesias, resultantes da reforma administrativa concretizada em 2013, com as eleições autárquicas desse ano.
A 29 de setembro de 2014, a Câmara do Porto apresentou a primeira marca gráfica de cidade. Foi designada “Porto.” e desdobra-se na identidade corporativa da autarquia e das suas empresas municipais.
Atualmente, a marca é vista internacionalmente como um case study de sucesso em marcas de cidade, sendo apresentada em todo o mundo.
Oferta – Diretor de Departamento – Porto
Atividades a exercer
Define os objetivos de atuação da unidade orgânica que dirige, orienta, controla e avalia o cumprimento dos planos de atividades, os resultados obtidos e a eficiência dos serviços dependentes, assegurando as atribuições previstas na Estrutura Nuclear dos Serviços do Município do Porto.
Atribuições e competências
- Definir as estratégias de compras que respeitem princípios de sustentabilidade e economia circular, de agregação de necessidades e de fornecimentos contínuos e normalizados com interesse transversal aos serviços municipais;
- Garantir o planeamento anual de compras e promover a sua aprovação e execução;
- Assegurar os procedimentos de formação dos contratos sujeitos à contratação pública;
- Definir estratégias de gestão de ativos, aqui entendidos como edificado, terrenos, mobiliário e equipamentos, que respeitem princípios de sustentabilidade e economia circular, de salubridade e segurança dos imóveis, de otimização da utilização dos ativos e de adequação às políticas definidas pelos órgãos autárquicos;
- Assegurar a gestão corrente dos ativos referidos na alínea anterior e que não se encontrem afetos à atividade de outras unidades orgânicas nem sejam domínio público;
- Registar e manter atualizada a informação com impacto contabilístico e patrimonial sobre os ativos;
- Definir a estratégia de recurso a fontes de financiamento;
- Acompanhar a formação e execução de candidaturas ou processos de fontes de financiamento promovidos ou executados pelos diversos serviços municipais;
- Analisar e reportar informação sobre as atividades do departamento;
- Promover e participar em estudos, grupos de trabalho e eventos para, entre outros, partilha de práticas, novas metodologias e melhoria continua.
Vínculo
- Comissão de serviço
Remuneração Base
- 3083.64€. Aufere, ainda, despesas de representação no valor de 321,25€.