A Câmara Municipal de Valongo é o órgão executivo do município de Valongo. A criação do concelho de Valongo remonta ao ano de 1836 e ocorre no contexto da reforma administrativa do País, compreendida no reinado de D. Maria II. Contudo, a ocupação humana desta região é muito anterior à romanização.
Atendendo às características geo-morfológicas do território do atual concelho, Valongo apresenta uma grande riqueza geológica e paleontológica – factos que têm interessado particularmente os meios universitários. A sua evolução histórica enquadra-se, com maior ou menor especificidade, no devir histórico da sua envolvente.
A pluralidade de espaços repartidos entre o vale e a serra, a abundância de água garantida pelos cursos dos Rios Leça e Ferreira e a riqueza do seu subsolo, terão facilitado a fixação de povos desde épocas remotas. Vestígios toponímicos como “Evanta”, “Monte da Mamoa”, “Mamoa do Piolho” e outros, atestam a existência de monumentos funerários inerentes à ocupação destas zonas no período Neolítico.
Oferta – OE202410/1162 | Técnico Superior | Procedimento Concursal Comum – Valongo, Porto
Procedimento concursal comum na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, na carreira e categoria de Técnico Superior, com licenciatura em Administração Pública com vista ao preenchimento de 1 (um) posto de trabalho para ocupação do lugar previsto e vago no mapa pessoal da Câmara Municipal de Valongo.
Caracterização do Posto de Trabalho
Exercício de funções correspondentes à caracterização funcional da categoria de Técnico Superior, constantes no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, aprovada em anexo pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, cuja área de atividade se desenvolve no âmbito de funções de:
- Análise e acompanhamento da execução dos processos de transferência de competências, entre o Estado Central e o Município de Valongo;
- Produção e tratamento da informação municipal de reporte obrigatório aos organismos centrais;
- Preparação dos documentos previsionais e acompanhamento da respetiva execução;
- Atualização e aplicação da Norma de Controlo Interno do Município;
- Apresentação de recomendações para melhoria de resultados e otimização de procedimentos.
Habilitação Literária
- Licenciatura em Administração Pública.