A Câmara Municipal de Lisboa é o órgão executivo do município e tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.
Lisboa é a capital de Portugal, situada na costa. Do imponente Castelo de São Jorge, a vista abrange as construções em tons pastel da cidade antiga, o estuário do Tejo e a Ponte 25 de Abril. Perto dali, o Museu Nacional do Azulejo exibe 5 séculos de azulejos decorativos. Nas proximidades de Lisboa, há uma sequência de praias do Atlântico, entre elas Cascais e Estoril.
Lisboa deve assumir a liderança na ação climática local e ser exemplo na concretização de medidas e projetos mais abrangentes que acelerem a transição energética, a neutralidade carbónica, a expansão sustentável das energias renováveis, a adaptação climática, a proteção ambiental, a salvaguarda do capital natural e dos serviços dos ecossistemas e a circularidade dos materiais.
São áreas de atuação que devem ser transversais a todo o município e que devem contar com a participação ativa e informada da comunidade local, criando espaços e mecanismos de permitam o envolvimento dos munícipes, das empresas, das instituições, das associações e da sociedade civil.
A revitalização da economia da capital é de sobremaneira importante para que os lisboetas e os portugueses se sintam confiantes para ambicionarem maior estabilidade e progresso.
A economia global, assim como a economia europeia, ficaram marcadas por um início de século turbulento e com uma pandemia que devastou milhares de empresas e empregos em Lisboa, peça essencial na fonte de riqueza do país.
O turismo é um setor estratégico no desenvolvimento económico e social de Lisboa. Pela exposição internacional que dá à cidade, permite atrair, não apenas visitantes, mas também novos habitantes, investidores e empreendedores, gerando um impacto direto e indireto que importa reforçar.
Oferta – OE202411/0520 | Educador de Infância (7 vagas) | Concurso Externo – Lisboa
Abertura do concurso externo de ingresso para a categoria de Educador de Infância, da carreira de Educador de Infância.
Caracterização do Posto de Trabalho
Exerce as suas funções com responsabilidade profissional e autonomia técnica e científica, incumbindo-lhe, genericamente:
- Planear, organizar e preparar as atividades letivas dirigidas à turma ou grupo de alunos nas áreas disciplinares ou matérias que lhe sejam distribuídas;
- Conceber, aplicar, corrigir e classificar os instrumentos de avaliação das aprendizagens;
- Elaborar recursos e materiais didático-pedagógicos e participar na respetiva avaliação;
- Promover, organizar e participar em todas as atividades complementares, curriculares e extracurriculares, incluídas no plano de atividades ou projeto educativo da escola, dentro e fora do recinto escolar;
- Organizar, assegurar e acompanhar as atividades de enriquecimento curricular dos alunos;
- Acompanhar e orientar as aprendizagens dos alunos, em colaboração com os respetivos pais e encarregados de educação;
- Facultar orientação e aconselhamento em matéria educativa e social dos alunos, em colaboração com os serviços especializados de orientação educativa;
- Participar em atividades de investigação, inovação e experimentação científica e pedagógica.
Requisito habilitacional
- Grau de mestre em Educação Pré-Escolar; ou grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; ou habilitação profissional para a docência adquirida no âmbito de legislação anterior à entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, nos termos do respetivo artigo 29.º.