A Câmara Municipal de Guimarães é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Guimarães, cidade histórica de origem medieval, sede de município, tem as suas raízes no século X, e é conhecida por “Berço da Nação” ou “Cidade Berço”, pelo seu papel crucial na formação de Portugal, por aqui ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e pelo facto do seu filho, D. Afonso Henriques, o primeiro Rei Português, aqui poder ter nascido.
O seu Centro Histórico está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, e é um dos centros medievais mais bem preservados do País, onde o tempo parece realmente ter dado tréguas e magicamente parado.
É uma cidade portuguesa situada no distrito de Braga, região do Norte e sub-região do Ave e ainda à antiga província do Minho, com uma população de 54 097 habitantes, repartidos por uma malha urbana de 23,5 km², em 20 freguesias e com uma densidade populacional de 2223,9 hab./km².
Oferta – Técnico Superior de Apoio à Gestão – Guimarães
Procedimento concursal para recrutamento por tempo indeterminado de um Técnico Superior de Apoio à Gestão, no âmbito de atuação do Departamento de Recursos Humanos.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Eexercer funções na área de pesquisa, análise, síntese e resolução de situações de apoio à gestão;
- Fazer a gestão corrente do funcionamento do serviço em que está integrado;
- Fazer a gestão, acompanhamento, informação e encaminhamento de processos;
- Fazer o planeamento, monitorização e avaliação dos projetos que lhe forem atribuídos;
- Recolher, selecionar e preparar informação para análise;
- Analisar informação estatística relativa à área de atividade;
- Elaborar relatórios de execução de projetos que lhe sejam atribuídos;
- Redigir documentos, relatórios, informações, entre outros;
- Proceder à divulgação de informação útil a diversos públicos alvo;
- Preparar agendas de reuniões e redigir atas;
- Colaborar no diagnóstico de necessidades diversas para o funcionamento dos serviços;
- Colaborar da organização, implementação e controlo de procedimentos definidos para a área de atividade;
- Fazer apresentações públicas;
- Fazer atendimento especializado;
- Participar em grupos de trabalho interinstitucionais;
- Colaborar na definição e implementação de ações estratégicas para a área de atividade;
- Acompanhar a execução dos contratos celebrados no âmbito do Código dos Contratos Públicos, na qualidade de gestor do contrato, quando designado para o efeito;
- Coordenar projetos, atividades e equipas de trabalho, quando designado para o efeito;
- Colaborar na organização de processos de candidatura a financiamentos comunitários, da administração central ou outros;
- Elaborar cadernos de encargos, memórias descritivas e especificações para concursos públicos ou adjudicações na área de atividade;
- Garantir o cumprimento das atribuições que lhe forem delegadas ou subdelegadas, nos termos da legislação em vigor;
- Contribuir para a transmissão de conhecimentos específicos da sua área de atividade, em contexto de trabalho ou de formação profissional interna;
- Realizar outras atividades, não especificadas anteriormente, de igual complexidade funcional, necessárias à prossecução dos objetivos e bom funcionamento do serviço e do município.
Habilitações Literárias
- Licenciatura ou grau académico superior na área da Economia (CNAEF 314 Economia) ou na área de Administração Pública ou Gestão Pública ou Ciências Empresariais (CNAEF 345 Gestão e Administração) ou Gestão de Recursos Humanos (CNAEF 345 Gestão e Administração).