A Câmara Municipal da Covilhã é o órgão executivo do município da Covilhã. A Covilhã é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região estatística do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela.
A Covilhã é um exemplo bastante original de uma “cidade de montanha”, rara no urbanismo português, com a expressão de uma vasta tradição industrial com base nos tempos modernos e contemporâneos.
Situada na encosta da Serra da Estrela, voltada a Nascente, esta cidade, sede de concelho, localiza-se a cerca de 700 metros de altitude e é o centro urbano mais importante na zona da Serra da Estrela.
Com uma longa história e ocupação humana desde remotos tempos, a Covilhã tem na sua indústria de lanifícios uma das suas principais referências. Esta indústria iniciou-se na região ainda no tempo do rei D. Sancho I, foi desenvolvida pela comunidade judaica, tendo ganho um novo impulso em 1763 sob a ação de Marquês de Pombal que aqui fundou a Real Fábrica de Panos, tornando-se o maior centro de produção de lanifícios de todo o país.
A Covilhã é igualmente conhecida por ter sido berço de descobridores e exploradores que deram novas direções ao mundo na época dos Descobrimentos Portugueses, tendo mesmo recebido o Infante D. Henrique, o Navegador, o título de Senhor da Covilhã.
Parques, jardins, casas senhoriais e muitas Igrejas demonstram o fervor religioso da região, apresentando agradáveis e interessantes legados patrimoniais do concelho.
Foi elevada a cidade a 20 de Outubro de 1870 pelo Rei D. Luís I, por ser “uma das vilas mais importantes do reino pela sua população e riqueza”.
Ofertas
- Ref. OE 202411/0845 – Técnico Superior – Engenharia Civil (2 vagas)
- Ref. OE 202411/0847 – Técnico Superior – Comunicação Social
- Ref. OE 202411/0850 – Técnico Superior – Economia, Gestão ou Contabilidade (SMAQ)
- Ref. OE 202411/0853 – Técnico Superior – Economia, Gestão ou Contabilidade (DCPIM)
Candidaturas: 21/11/2024 a 04/12/2024
Âmbito do recrutamento: Podem concorrer candidatos com e sem vínculo de emprego público.