A Caixa Geral de Depósitos – CGD é um grupo bancário português com altos padrões de exigência e liderança que se refletem na capilaridade da sua presença nacional, assim como na escala internacional da sua estrutura – com especial incidência nos países de língua portuguesa e de destino da emigração.
Enquanto líder do mercado, a procura de uma evolução equilibrada entre rentabilidade, crescimento e solidez financeira, sempre no quadro de uma gestão prudente dos riscos.
A Caixa Geral de Depósitos que hoje conhecemos é o culminar de uma evolução que se iniciou muito antes da sua fundação em abril de 1876, uma vez que o espírito que presidiu à sua fundação estava já presente nas atividades desenvolvidas por outras instituições (Depósito Público e Arcas dos Órfãos).
A CGD desenvolve a sua atividade numa ótica de banca universal, com todas as especializações de serviços financeiros, pelo que hoje os seus clientes dispõem de um Grupo internacional de serviço completo.
Oferta – Técnico Sénior Risco (m/f) – Direção de Gestão de Risco – Lisboa
Principais Funções e Responsabilidades
- Cálculo de Requisitos de Capital tanto numa ótica prudencial CRD/CRR como numa ótica de capital económico ICAAP;
- Desenvolvimento de métodos e abordagens que respondam de forma eficaz aos desafios adicionais colocados à Área, desenvolvendo estratégias alternativas para dar resposta a problemas/ameaças à performance da mesma;
- Automatização de processos em utilização na Área;
- Articulação com as demais Áreas da DGR, outras Direções e entidades do Grupo;
- Elaboração de relatórios periódicos de reporte à administração;
- Participação em projetos transversais da Direção de Gestão de Risco, em particular, ICAAP, Plano de Recuperação, Apetite ao Risco, Testes de esforço, Identificação de Riscos.
Perfil
- Formação Superior ao nível da Licenciatura e/ou Mestrado em Economia, Gestão, Finanças, Matemática, Engenharia ou área similar);
- Conhecimentos Informáticos avançados em Access, Excel, Word, Powerpoint e Programação (SAS, Visual Basic, SQL ou outras);
- Experiência profissional em banca, consultoria ou auditoria, preferencialmente nas áreas de risco
- Fluência na língua inglesa;
- Capacidade analítica, com foco no resultado;
- Capacidade de trabalho em contextos dinâmicos com respostas em prazos curtos;
- Capacidade de adaptação rápida a contextos de mudança;
- Capacidade de comunicação e de influência;
- Determinação e Resiliência.