A Caixa Geral de Depósitos – CGD é um grupo bancário português com altos padrões de exigência e liderança que se refletem na capilaridade da sua presença nacional, assim como na escala internacional da sua estrutura – com especial incidência nos países de língua portuguesa e de destino da emigração.
É uma referência no setor financeiro português e, sendo reconhecida pelo seu contributo para a promoção da poupança, financiamento da economia, reforço da competitividade, inovação e internacionalização das empresas portuguesas, é uma peça fundamental para a estabilidade do sistema financeiro.
Enquanto líder do mercado, a procura de uma evolução equilibrada entre rentabilidade, crescimento e solidez financeira, sempre no quadro de uma gestão prudente dos riscos.
Foi criada pela Carta de Lei de 10 de abril de 1876, no reinado de D. Luís, sendo na altura Ministro da Fazenda Serpa Pimentel e presidente do 34º Governo Constitucional Fontes Pereira de Melo.
A Caixa Geral de Depósitos que hoje conhecemos é o culminar de uma evolução que se iniciou muito antes da sua fundação em abril de 1876, uma vez que o espírito que presidiu à sua fundação estava já presente nas atividades desenvolvidas por outras instituições (Depósito Público e Arcas dos Órfãos).
A CGD desenvolve a sua atividade numa ótica de banca universal, com todas as especializações de serviços financeiros, pelo que hoje os seus clientes dispõem de um Grupo internacional de serviço completo.
Oferta – Analista Financeiro Júnior | Banca de Investimento – Lisboa
Missão
Assessoria económico-financeira na prossecução de projetos numa das seguintes áreas de produto do CaixaBI: (i) Fusões & Aquisições e Mercado de Capitais Ações (M&A e ECM), ou (ii) Dívida Corporate Estruturada e Project Finance (Structured Finance), ou (iii) Mercado de Capitais Dívida (DCM).
Experiência Profissional Relevante
Não é requerida, mas será valorizada qualquer experiência profissional (incluindo p.ex. estágios) nas áreas de corporate finance, structured finance ou mercado de capitais.
Principais responsabilidades
- Realizar análises, nomeadamente de mercado, setoriais, de empresas e/ou de projetos de investimento, para apoiar a angariação ou a execução de operações;
- Apoiar na elaboração de documentos de pitching e/ou de propostas para clientes;
- Auxiliar na preparação dos dossiers necessários à obtenção das aprovações internas para as operações;
- Participar na execução de operações integrando a respetiva equipa de projeto;
- Interagir com clientes e contrapartes, incluindo equipas jurídicas, no contexto dos projetos em execução em que esteja envolvido;
- Construir e/ou manter ficheiros de informação de apoio ao negócio.
Perfil
- Licenciatura em Gestão ou Economia, com Mestrado em Finanças (preferencial, podendo contudo ser considerados outros na área da Gestão / Economia), concluído ou com a fase curricular concluída; frequência ou certificação CFA será considerada uma mais-valia;
- Fluência em inglês e português (em ambos os casos oral e escrito); será valorizada fluência também em espanhol;
- Domínio das ferramentas Microsoft Office na ótica do utilizador, em especial PowerPoint e Excel;
- Conhecimentos sólidos de finanças e, preferencialmente, contabilidade; será valorizada experiência em modelização financeira e/ou conhecimentos de mercados financeiros;
- Preocupação com o rigor e atenção aos detalhes;
- Orientação para resultados, elevada capacidade analítica e autonomia na resolução de problemas;
- Capacidade de organização e planeamento de maneira a participar em vários projetos em simultâneo e cumprir os prazos estabelecidos;
- Fortes competências de relacionamento interpessoal em conformidade com princípios de integridade, rigor, transparência e espírito de equipa.