Bruxelas lançou hoje o Passaporte Europeu de Competências com o objetivo de facilitar o recrutamento no sector da hotelaria.
Este instrumento destina-se a fazer a ponte entre candidatos a emprego e empregdores no sector da hotelaria e turismo na Europa, anunciou a Comissão Europeia.
O passaporte “constitui um importante instrumento prático para promover a mobilidade dos trabalhadores europeus, especialmente dos jovens, num setor que apresenta um potencial de crescimento elevado”, disse o comissário do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor em comunicado.
Este instrumento vai servir para complementar o currículo, para garantir que as diferenças linguísticas sejam rapidamente ultrapassadas quando chega a hora dos empregadores recrutarem trabalhadores.
Desta forma, os trabalhadores podem registar todas as aptidões e competências adquiridas durante a sua educação, formação e experiência prática de trabalho num só formato.
Este é o primeiro de vários passaportes destinos a diversos sectores da economia europeia que gozam de elevada mobilidade.
Atualmente existem mais de cinco milhões de jovens – com menos de 25 anos – no desemprego na União Europeia, uma taxa de 22,5%.
Bruxelas acredita que o sector da hotelaria pode assim desempenhar um papel crucial na luta contra o desemprego dos jovens e os dados estão do seu lado: o emprego neste sector cresceu 2,9% por ano entre 2000 e 2010, criando 2,5 milhões de postos de trabalho.
Mais informações [AQUI] e [AQUI] (vídeo promocional)
Fonte: Dinheiro Vivo