O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca comercial, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do BPI.
A origem do BPI data de 1981 com a criação da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimentos, contando com uma estrutura acionista diversificada, que incluía uma forte componente do tecido empresarial nacional, constituída por 100 das mais dinâmicas empresas portuguesas e quatro das mais importantes instituições financeiras internacionais.
Em Abril de 2016, o CaixaBank, S.A., detentor nessa data de 44.1% do capital social do Banco BPI, publicou o anúncio preliminar de uma oferta pública, geral e voluntária, de aquisição (Oferta) sobre a totalidade das ações representativas do capital social do Banco BPI S.A., ao preço de 1.113 euros por ação.
Em 2017 o CaixaBank assumiu o controlo do BPI após a conclusão de uma oferta pública de aquisição e, em Maio de 2018, o CaixaBank acordou adquirir à Allianz a totalidade da participação de 8.425% que esta detinha no capital do Banco BPI.
A identidade do Banco BPI é marcada pela cultura financeira e empresarial do Banco Português de Investimento. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valor.
Oferta – Analista – Lisboa
O CEINN tem como missão a identificação de tendências e novas oportunidades que contribuam para a criação de uma visão para o futuro do Banco. Promove a implementação rápida e ágil de novas soluções através de ecossistemas colaborativos e aborda um conjunto de temas diversificados, desde open banking, finanças ESG, metaverso, web3.0, finanças descentralizadas, CBDC, entre outros.
Objetivos
- Apoiar no desenho da visão de futuro do Banco, identificando as tendências mais relevantes do setor financeiro e oportunidades de geração de valor para clientes e acionista;
- Promover a criação de um ecossistema de inovação liderado pelo Banco, que facilite e acelere o desenvolvimento e implementação de novas soluções e produtos;
- Promover a ligação a parceiros-chave do ecossistema
- Desenhar, desenvolver e lançar novos produtos que explorem as oportunidades identificadas
Atribuições
- Acompanhar tendências de mercado (use cases dentro e fora do sector bancário, inovações tecnológicas, etc.);
- Gerir ecossistema de parceiros externos, realizando levantamentos sistemáticos dos players relevantes no mercado;
- Acompanhamento dos projetos em pipeline (PMO), desde a ideação ao lançamento de pilotos;
- Apresentação de ideias de novos produtos/serviços.
Requisitos
- Licenciatura/Mestrado em Economia, Gestão, Finanças ou Engenharia;
- Até 1 ano de experiência de trabalho em áreas de consultoria;
- Forte capacidade de comunicação e apresentação;
- Fortes competências interpessoais e de trabalho em equipa;
- Atitude pró-ativa para a resolução de problemas;
- Interesse em temas de open banking, blockchain, metaverso, Web3.0 e Digital Assets.