O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca comercial, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do BPI.
A origem do BPI data de 1981 com a criação da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimentos, contando com uma estrutura acionista diversificada, que incluía uma forte componente do tecido empresarial nacional, constituída por 100 das mais dinâmicas empresas portuguesas e quatro das mais importantes instituições financeiras internacionais.
Em 2017 o CaixaBank assumiu o controlo do BPI após a conclusão de uma oferta pública de aquisição e, em Maio de 2018, o CaixaBank acordou adquirir à Allianz a totalidade da participação de 8.425% que esta detinha no capital do Banco BPI.
A instituição aposta numa cultura de ética e responsabilidade com integridade que se sente desde sempre. Acredita, ainda, que ao cuidar da sua equipa, ao criar segurança e estabilidade na sua vida e no seu desenvolvimento, promove a cidadania e uma maior responsabilidade social.
A identidade do Banco BPI é marcada pela cultura financeira e empresarial do Banco Português de Investimento. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valor.
Oferta – Analista – DFE (2 vagas) – Lisboa e Porto
Principais responsabilidades
Estruturação e montagem de financiamentos corporativos e/ou estruturados, com carácter de médio / longo prazo, relativos a financiamentos gerais, projetos de investimento ou aquisição de empresas.
Tarefas
- Participação em reuniões com clientes/bancos;
- Recolha de informação das empresas/projetos em análise;
- Análise económico-financeira das contas das empresas e/ou do seu business plan;
- Análise do sector e da concorrência;
- Elaboração de propostas de crédito e/ou de relatórios de leveraged transactions;
- Participação na preparação e discussão dos contratos de financiamento, em articulação com a DJU e Direções Comerciais, bem como na sua discussão com os clientes.
Requisitos obrigatórios
- Experiência profissional na área de concessão de financiamentos a empresas, desejavelmente superior a 2 anos;
- Licenciatura em Economia ou Gestão;
- Outro tipo de licenciatura preferencialmente complementado com mestrado em Finanças ou MBA ou pós-graduação em gestão;
- Boa capacidade de análise económico-financeira dos documentos de prestação de contas e de business plans, a par de conhecimentos relativos à elaboração de projeções económico-financeiras;
- Boa capacidade de expressão escrita;
- Bom conhecimento da língua inglesa
- Bom domínio das ferramentas Office.
Requisitos preferenciais
- Experiência de trabalho no setor bancário ou auditoria.