O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca comercial, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do BPI.
A origem do BPI data de 1981 com a criação da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimentos, contando com uma estrutura acionista diversificada, que incluía uma forte componente do tecido empresarial nacional, constituída por 100 das mais dinâmicas empresas portuguesas e quatro das mais importantes instituições financeiras internacionais.
Em Abril de 2016, o CaixaBank, S.A., detentor nessa data de 44.1% do capital social do Banco BPI, publicou o anúncio preliminar de uma oferta pública, geral e voluntária, de aquisição (Oferta) sobre a totalidade das ações representativas do capital social do Banco BPI S.A., ao preço de 1.113 euros por ação.
Em 2017 o CaixaBank assumiu o controlo do BPI após a conclusão de uma oferta pública de aquisição e, em Maio de 2018, o CaixaBank acordou adquirir à Allianz a totalidade da participação de 8.425% que esta detinha no capital do Banco BPI.
A identidade do Banco BPI é marcada pela cultura financeira e empresarial do Banco Português de Investimento. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valor.
Oferta – Jurista – Lisboa
Principais responsabilidades
- Apoio jurídico nas seguintes áreas: consultoria para investimento, fundos de Investimento, gestão de ativos, private banking, envolvendo elaboração de contratos, pareceres, análises no âmbito de apoio a área de negócio;
- Análise de legislação e acompanhamento de produtos financeiros;
- Elaboração e análise de contratos bancários e financeiros, em especial no âmbito da consultoria para investimento;
- Informação e análise de informação pré-contratual, folhetos e brochuras;
- Contactos com supervisores, designadamente CMVM e BdP.
Requisitos
- Licenciatura em Direito;
- Experiência mínima de 3 anos na área bancária / financeira, ou sociedades de advogados / consultores de primeira linha (preferencial);
- Gosto pela área do direito relativo a consultoria para investimento e gestão de ativos;
- Interesse pela área da fiscalidade (preferencial);
- Sentido de responsabilidade, rigor, organização e espírito crítico;
- Capacidade analítica e de comunicação (oral e escrita);
- Domínio elevado escrito e oral da língua inglesa;
- Facilidade de relacionamento interpessoal, trabalho de equipa e dinamismo;
- Domínio de meios informáticos na ótica do utilizador.