O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca comercial, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do BPI.
A origem do BPI data de 1981 com a criação da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimentos, contando com uma estrutura acionista diversificada, que incluía uma forte componente do tecido empresarial nacional, constituída por 100 das mais dinâmicas empresas portuguesas e quatro das mais importantes instituições financeiras internacionais.
Em Abril de 2016, o CaixaBank, S.A., detentor nessa data de 44.1% do capital social do Banco BPI, publicou o anúncio preliminar de uma oferta pública, geral e voluntária, de aquisição (Oferta) sobre a totalidade das ações representativas do capital social do Banco BPI S.A., ao preço de 1.113 euros por ação.
Em 2017 o CaixaBank assumiu o controlo do BPI após a conclusão de uma oferta pública de aquisição e, em Maio de 2018, o CaixaBank acordou adquirir à Allianz a totalidade da participação de 8.425% que esta detinha no capital do Banco BPI.
A identidade do Banco BPI é marcada pela cultura financeira e empresarial do Banco Português de Investimento. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valor.
Oferta – Analista de Risco | Direção Financeira, Gestão de Ativos e Passivos – Lisboa e Porto
Principais Responsabilidades
- Avaliação crítica das práticas de gestão do risco estrutural de taxa de juro (IRRBB);
- Revisão da informação de gestão no âmbito de IRRBB;
- Avaliação dos modelos de quantificação de IRRBB e integração na gestão do risco;
- Avaliação dos modelos de depósitos à ordem, resgate antecipado de depósitos a prazo, amortização antecipada de crédito e NPL’s e da sua aplicação à gestão de IRRBB;
- Avaliação do modelo de capital económico para IRRBB;
- Acompanhamento da relação com entidades de supervisão no âmbito da gestão de IRRBB;
- Elaboração de reportes prudenciais no âmbito do IRRBB;
- Preparação e reporte de informação de risco, tendo em vista o acompanhamento e monitorização do IRRBB;
- Resposta a pedidos de informação internos e dos órgãos de gestão e governo, no âmbito da gestão do IRRBB;
- Análise da regulamentação aplicável à gestão do IRRBB;
- Apuramento e projeção da taxa de desconto de fundos de pensões e avaliação crítica das práticas de gestão, numa ótica ALM.
Requisitos obrigatórios
- Conhecimentos no âmbito da análise e avaliação dos principais produtos e instrumentos financeiros e de técnicas de gestão de ativos e passivos (ALM);
- Conhecimentos ao nível da elaboração de reportes prudenciais a entidades de supervisão no âmbito de IRRBB;
- Experiência na modelização de rúbricas do balanço, com aplicação à gestão do IRRBB (depósitos à ordem, resgate antecipado de depósitos a prazo, amortização antecipada de crédito e NPL’s);
- Competências ao nível da gestão do risco de taxa de juro em fundos de pensões;
- Competências de programação e manuseamento de bases de dados com elevados volumes de dados;
- Espírito crítico;
- Domínio da língua inglesa (oral e escrito).
Requisitos preferenciais
- Competências de programação em SAS;
- Domínio de castelhano (oral e escrito).