O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca comercial, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do BPI.
A origem do BPI data de 1981 com a criação da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimentos, contando com uma estrutura acionista diversificada, que incluía uma forte componente do tecido empresarial nacional, constituída por 100 das mais dinâmicas empresas portuguesas e quatro das mais importantes instituições financeiras internacionais.
Em 2017 o CaixaBank assumiu o controlo do BPI após a conclusão de uma oferta pública de aquisição e, em Maio de 2018, o CaixaBank acordou adquirir à Allianz a totalidade da participação de 8.425% que esta detinha no capital do Banco BPI.
A instituição aposta numa cultura de ética e responsabilidade com integridade que se sente desde sempre. Acredita, ainda, que ao cuidar da sua equipa, ao criar segurança e estabilidade na sua vida e no seu desenvolvimento, promove a cidadania e uma maior responsabilidade social.
A identidade do Banco BPI é marcada pela cultura financeira e empresarial do Banco Português de Investimento. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valor.
Oferta – Gestor Especialista – Direção de Contabilidade e Gestão Orçamental – Gastos e Investimentos – Lisboa
Principais Responsabilidades
- Participar no processo de elaboração do Orçamento e monitorização do seu cumprimento, promovendo a eficiência do processo de controlo de custos;
- Elaborar informação de gestão adequada às necessidades dos órgãos de gestão;
- Analisar as propostas apresentadas em Comité de Gastos e Investimentos e a respetiva viabilidade financeira;
- Apoiar as Direções ao nível do processo de levantamento de custos, de apuramento dos indicadores económico-financeiros e de estimação dos benefícios das propostas a apresentar;
- Acompanhar o cumprimento do orçamento aprovado para as iniciativas sujeitas a Business Case, avaliar o impacto dos pedidos de alteração, medir os benefícios alcançados em exploração e analisar os desvios existentes.
Requisitos obrigatórios
- Licenciatura/Mestrado nas áreas de Gestão ou Economia;
- Fortes capacidades analíticas e de sistematização;
- Elevado sentido de responsabilidade, rigor e capacidade de organização;
- Boa capacidade de relacionamento interpessoal, dinamismo e proatividade;
- Conhecimentos sólidos de ferramentas de produtividade (MsOffice, em particular Excel avançado e Powerpoint).