O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca comercial, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do BPI.
A origem do BPI data de 1981 com a criação da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimentos, contando com uma estrutura acionista diversificada, que incluía uma forte componente do tecido empresarial nacional, constituída por 100 das mais dinâmicas empresas portuguesas e quatro das mais importantes instituições financeiras internacionais.
Em Abril de 2016, o CaixaBank, S.A., detentor nessa data de 44.1% do capital social do Banco BPI, publicou o anúncio preliminar de uma oferta pública, geral e voluntária, de aquisição (Oferta) sobre a totalidade das ações representativas do capital social do Banco BPI S.A., ao preço de 1.113 euros por ação.
Em 2017 o CaixaBank assumiu o controlo do BPI após a conclusão de uma oferta pública de aquisição e, em Maio de 2018, o CaixaBank acordou adquirir à Allianz a totalidade da participação de 8.425% que esta detinha no capital do Banco BPI.
A identidade do Banco BPI é marcada pela cultura financeira e empresarial do Banco Português de Investimento. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valor.
Oferta – Analista Financeiro | Área de Estudos Económicos Financeiros – Lisboa
Principais responsabilidades
- Acompanhamento e monitorização das economias e mercados (com destaque para Portugal, Angola e Moçambique); em concreto, acompanhamento e monitorização da atividade, preços, mercado de trabalho, mercado imobiliário, contas externas e contas públicas numa perspetiva forward looking;
- Manutenção de bases de dados de indicadores económicos e financeiros, produção de informação económica e documentos de análise periódicos;
- Participação em reuniões de equipas internacionais apresentando e defendendo cenários económicos e financeiros;
- Responsável pelo tratamento gráfico (PowerPoint, In Design e Word) e processo de distribuição das publicações externas (várias formas de divulgação), e respetiva gestão da base de dados de envios;
- (potencial) Construção de modelos econométricos para apoio a formulação de projeções.
Requisitos
Obrigatórios
- Licenciatura em Economia, Gestão ou Engenharia com mestrado em Economia, Gestão ou Mercados Financeiros;
- Interesse pela área de Macroeconomia, Políticas económicas e Mercados Financeiros;
- Conhecimentos de Excel, Powerpoint e outros de MS Office:
- Fluência em Inglês e conhecimentos básicos de espanhol;
- Experiência em funções analíticas, boa capacidade de expressão oral e escrita;
- Sentido prático e capacidade de síntese e de argumentação;
- Elevado sentido de responsabilidade e de auto-suficiência;
- Capacidade para lidar com fases de atividade intensa e prazos exigentes;
- Apetência pelo trabalho em equipa e facilidade de relacionamento interpessoal.
Preferenciais
- Licenciatura ou mestrado com componente de Econometria e Macro-Econometria;
- Conhecimentos de programação em Eviews, Stata, R ou linguagens/programas similares;
- Conhecimentos de utilização da Bloomberg e Refinitiv (ex ThomsonReuters).