O BPI é uma instituição financeira de referência em Portugal, centrado na atividade de banca comercial, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do BPI.
A origem do BPI data de 1981 com a criação da SPI – Sociedade Portuguesa de Investimentos, contando com uma estrutura acionista diversificada, que incluía uma forte componente do tecido empresarial nacional, constituída por 100 das mais dinâmicas empresas portuguesas e quatro das mais importantes instituições financeiras internacionais.
Em Abril de 2016, o CaixaBank, S.A., detentor nessa data de 44.1% do capital social do Banco BPI, publicou o anúncio preliminar de uma oferta pública, geral e voluntária, de aquisição (Oferta) sobre a totalidade das ações representativas do capital social do Banco BPI S.A., ao preço de 1.113 euros por ação.
Em 2017 o CaixaBank assumiu o controlo do BPI após a conclusão de uma oferta pública de aquisição e, em Maio de 2018, o CaixaBank acordou adquirir à Allianz a totalidade da participação de 8.425% que esta detinha no capital do Banco BPI.
A identidade do Banco BPI é marcada pela cultura financeira e empresarial do Banco Português de Investimento. Os traços essenciais dessa cultura são a independência da gestão, a flexibilidade organizativa, o trabalho de equipa, a distinção do mérito, a capacidade de antecipação, a rigorosa administração de riscos e a segura criação de valor.
Oferta – Gestor de Informação | Área de Canais – Lisboa
A Direção de Qualidade tem por missão desenvolver uma cultura centrada no Cliente, melhorando padrões comportamentais e de atitude, integrando a opinião dos nossos Clientes e que estimule a eficiência dos nossos processos “end to end” a fim de garantir a melhor experiência Cliente em todos os Canais.
Principais responsabilidades
- Elaborar análises, estudos e indicadores de qualidade que permitam aferir os principais problemas dos Cliente e recolher informação de comparabilidade com a concorrência;
- Analisar, propor e implementas os estudos que o Banco define ou contrata, com uma visão de melhoria da qualidade, contribuindo para a estratégia da Direção e do Banco;
- Medir e ajudar a otimizar a capacidade dos canais e dos serviços, na sua disponibilidade temporal, geográfica, tecnológica e funcional;
- Contribuir para a eficiência dos Canais na sua usabilidade, rapidez e utilidade para os Clientes;
- Analisar as Reclamações de Clientes, os seus indicadores e identificar os problemas que surgem para que o Banco possa atuar e corrigir o que for identificado, passando a informação às Direções responsáveis pela resolução;
- Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade de serviço quer para o Cliente Externo quer para o Cliente Interno.
Requisitos
Obrigatórios
- Licenciatura (preferencialmente nas áreas de Gestão, Matemática, Ciência de dados ou equivalente);
- Experiência em tratamento de dados estatísticos, análise de dados e definição de indicadores;
- Conhecimento avançado de Microsoft Excel;
- Boa disposição, criatividade, curiosidade, capacidade de comunicação, vontade de aprender e trabalhar em equipa.
Preferenciais
- Bons Conhecimentos Estatísticos;
- Experiência em tratamento de estudos de mercado;
- Experiência com elaboração e análise de inquéritos, focus group ou estudos com Clientes ou Consumidores;
- Conhecimento de PowerBI ou SQL;
- Conhecimento de ferramentas de apresentação, comunicação e publicação.