O BNP Paribas é um dos maiores bancos da Europa. Foi criado em 23 de maio de 2000 por meio da fusão do Banco Nacional de Paris com o Paribas. Juntamente com o Sociedade Geral e o Crédito Leonês (atualmente conhecido como LCL), é um dos três grandes bancos franceses e faz parte do índice CAC 40.
Com cerca de 28.000 colaboradores, em 50 países e em 4 continentes, é n.º1 na Europa e em Portugal. Está presente em Portugal desde 1985. Foi um dos primeiros bancos estrangeiros a operar em Portugal e, nas últimas três décadas, vem gradualmente consolidando a sua presença no mercado português.
Hoje, o BNP Paribas tem muitas entidades a operar em Portugal, oferecendo um vasto leque de soluções financeiras integradas para apoiar os seus clientes e os seus negócios.
Oferta – Operational Risk Manager – Lisboa
O Gestor de Risco Operacional é responsável pela gestão de tarefas relacionadas com o risco operacional, mergulhando profundamente nos processos Front-to-Ops da Banca Global com a ambição constante de mitigar os riscos associados, ao mesmo tempo que compreende os principais desafios de cada linha de negócio abrangida.
Funções
- Conduzir a campanha de autoavaliação do risco global para a banca global (âmbito total);
- Gerir os riscos operacionais e contribuir para o reforço do ambiente de controlo operacional permanente da Banca Global, através de acções proactivas, trabalhando ativamente com as linhas de negócio para identificar e reduzir potenciais riscos operacionais, implementando novos controlos ou melhorando os controlos existentes;
- Monitorizar e analisar incidentes históricos, definir e acompanhar planos de ação adequados;
- Efetuar back-testing de potenciais incidentes e incidentes históricos e validação das chaves de atribuição utilizadas em todos os potenciais incidentes com impacto no cálculo do capital;
- Contribuir para a identificação das áreas de risco e definir as medidas correctivas adequadas;
- Acompanhamento das recomendações de auditoria e regulamentares;
- Coordenar os Comités de Operações Excepcionais e de Novas Actividades e o Secretariado dos Comités de Controlo Interno das Linhas de Negócio;
- Coordenar com os OPCs sediados nas instalações da EMEA, bem como com as operações ITO e as funções CIB, em coordenação com os Assuntos Regulamentares, para estabelecer e manter uma visão multifuncional e frontal dos riscos.
Requisitos
- Experiência em Banca de Empresas, Inspeção Geral, Consultoria ou função de Controlo de Grupo;
- Conhecimentos sólidos de Risco Operacional ou Controlo Permanente;
- Proficiência em ferramentas Microsoft Office;
- Excelentes capacidades de comunicação e fluência em inglês, tanto oral como escrita;
- Forte capacidade de organização e atenção ao pormenor;
- Capacidade de compreender, explicar e apoiar a mudança e de antecipar desenvolvimentos comerciais e estratégicos;
- Espírito de equipa e facilidade relacional, com capacidade para criar laços de confiança e interagir eficazmente.