O Sport Lisboa e Benfica foi fundado a 28 de Fevereiro de 1904, com o nome de Sport Lisboa. Depois de um treino matinal, nuns terrenos em Belém, realizou-se, da parte da tarde, uma reunião na vizinha Farmácia Franco, na qual estiveram presentes 24 elementos, entre os quais os dez do treino da manhã. São considerados os fundadores do Clube.
A ideia da formação de um clube foi sendo criada nos meses anteriores pela junção de dois grupos de elementos que habitualmente treinavam e jogavam em Belém: o grupo dos Catataus, os irmãos Rosa Rodrigues, moradores no prédio da Farmácia Franco, a que se juntaram Manuel Gourlade e Daniel dos Santos Brito, empregados da farmácia; e a Associação do Bem, formada por ex-casapianos que se juntaram para jogar futebol, entre outros fins.
O seu eclectismo, historial e forte base de adeptos fazem do Benfica um dos Grandes clubes de Portugal e um dos mais prestigiados a nível mundial.
O Emblema do Benfica é, sem dúvida alguma, a sua imagem de marca. Tal como a maior parte das tradições e símbolos do Clube, o emblema foi elaborado entre 13 de dezembro de 1903, quando surgiu a ideia de criar o Clube e a data da sua fundação, a 28 de fevereiro de 1904.
O tom, a vivacidade e a alegria da cor das suas camisolas, a águia como símbolo da sua independência, autoridade e nobreza, uma roda da bicicleta que representa o ciclismo como uma das primeiras modalidades do clube, a bola de futebol e a legenda de união e força conjunta – E Pluribus Unum (de todos um).
Oferta – Técnico de Inventariação e Conservação Preventiva – Lisboa
Missão
Assegurar a inventariação e gestão da coleção de troféus e ofertas do SL Benfica, bem como a gestão do acervo, tendo em consideração as políticas de incorporação, desincorporação e circulação de acervo.
Responsabilidades
- Contribuir para o desenvolvimento do projeto de preservação em curso no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro;
- Garantir a correta localização e acondicionamento das peças em reserva;
- Inserir e manter atualizada, no sistema de inventário, toda a informação disponível sobre as peças da coleção do Clube;
- Participar na pesquisa de documentação necessária à correta identificação das peças da coleção;
- Contribuir, de forma ativa, para a pesquisa e criação de publicações;
- Realizar a pesquisa e atualização ativa sobre a área e desenvolver documentos de apoio à museologia.
Requisitos
- Formação em Museologia e Museografia, História da Arte, Conservação e Restauro ou áreas similares;
- 3 anos de experiência na área de metodologia de inventário, conservação preventiva e gestão de coleções;
- Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador, com especial enfoque para domínio do Excel;
- Conhecimento de sistemas de gestão de coleções e software relacionado (proeficiência com ferramentas gerais de inventário);
- Adaptação à mudança;
- Análise e sistematização de informação;
- Boa comunicação;
- Métodos de trabalho e organização;
- Interesse pela área científica;
- Rigor e atenção ao detalhe;
- Trabalho em equipa e Relacionamento interpessoal.