O Banco Português de Fomento é uma instituição ímpar que cria soluções inovadoras para apoiar projetos nacionais e internacionais, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento económico.
Através da sua atividade, é um parceiro de confiança, que incentiva a capacidade empreendedora, o investimento, a competitividade e a criação de emprego. A sua visão é contribuir para um Portugal competitivo, inspirados num futuro mais inovador e sustentável.
O Banco Português de Fomento tem como missão apoiar o desenvolvimento económico e social de Portugal, através da criação e disponibilização de soluções inovadoras, competitivas e adequadas às necessidades e desafios do ecossistema empresarial, potenciando a capacidade empreendedora, o investimento e a criação de emprego, e promovendo a sustentabilidade e a coesão económica, social e territorial do país.
O BPF cria soluções para a competitividade e inovação, que promovem a sustentabilidade e o desenvolvimento económico-social do país. A atividade do Banco Português de Fomento visa cinco áreas-chave da economia portuguesa, tal como definido nos seus estatutos: Financiamento a PME, Projetos de Inovação, Green Finance, Impacto Social e Infraestrutura.
Na sequência dos impactos da pandemia de COVID-19 nas economias europeias, o Conselho Europeu criou o Next Generation EU, um instrumento de recuperação, a partir do qual se desenvolve o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, onde se enquadra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 16,6 mil milhões de EUR a desembolsar pela EU, com um período de execução até 2026.
Ao abrigo do PRR, foi atribuído ao Banco Português de Fomento um importante papel, designadamente, na estruturação e distribuição de soluções de capital e quase capital, no montante global de 1.425 milhões de euros, previstos na Componente C5 | Capitalização e Inovação Empresarial.
Oferta – Gestor(a) de Estratégia Corporativa – Porto / Lisboa
Responsabilidades
- Análise dos principais processos internos que afetam direta ou indiretamente as áreas de negócio, apresentando propostas de melhoria e soluções para limitações e/ou insuficiências decorrentes do legado das três instituições que deram origem ao BPF;
- Apoio estratégico às áreas de suporte, contribuindo ativamente para:
- o cumprimento das necessidades operacionais e legais decorrentes da expansão de atividade do BPF, bem como dos vários programas de natureza nacional e europeia que o Banco executa através das suas áreas de negócio;
- a modernização dos sistemas informáticos e a renovação e aprimoramento de métodos de trabalho;
- contribuir para a coesão entre as várias áreas do banco, a fim de promover fluxos de trabalho ágeis, eficientes e eficazes.
- Com base em estudos económicos direcionados e de aplicação prática, emitir recomendações que assegurem uma atuação do BPF em plena harmonia com:
- as prioridades de política pública nacional e europeia
- as necessidades da economia nacional
- e do seu tecido empresarial.
- Para esta responsabilidade, contribuem, primordialmente, as seguintes atividades:
- Avaliação da conjuntura macroeconómica;
- Construção e manutenção de uma base de conhecimento (intelligence) sobre a economia nacional, com aprofundamento constante (atualização periódica), de índole setorial (diferentes setores de atividade económica) e temático (diferentes segmentos corporativos e de conhecimento decisivos para o futuro da economia portuguesa, tais como empreendedorismo/start-ups; inovação; transferência de tecnologia; ESG; economia social);
- Identificação, análise e fundamentação de falhas de mercado;
- Acompanhamento das principais tendências internacionais com relevância e/ou impacto para as áreas de negócio do Banco (dívida, capital e garantias), abrangendo os setores público e privado;
- Auscultação do mercado e participação ativa no ecossistema de instituições promocionais nacionais, através de envolvimento contínuo e interações sempre que útil ou necessário com:
- entidades representativas do tecido empresarial (confederações, associações e organismos de natureza similar);
- entidades homólogas nacionais e supranacionais;
- fóruns, nacionais e internacionais, pertencentes aos setores público e/ou privado, nos quais sejam discutidos assuntos relevantes para a missão do Banco e para a sua intervenção concreta na economia nacional e europeia;
- Acompanhamento da legislação nacional e internacional com impacto na atuação do Banco;
- Coordenação técnica da equipa ou de grupos de trabalho transversais, sempre que necessário e enquadrável na área de atuação.
Perfil
- Formação académica relevante para a função, preferencialmente Licenciatura em Economia, Gestão, Direito, Relações Internacionais ou Ciência Política, Engenharia ou similares;
- Experiência profissional relevante pelo menos de 6 anos (preferencialmente);
- Experiência no setor financeiro, empresas ou na academia será valorizado;
- Elevados conhecimentos nas ferramentas de Microsoft Office (Excel e Word);
- Excelente capacidade de trabalho em equipa e relacionamento interpessoal
- Elevada capacidade de planeamento/organização, flexibilidade e resiliência;
- Domínio da Língua Inglesa.