O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa e o regulador e supervisor dos bancos. De acordo com a sua Lei Orgânica, o Banco é uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio.
São órgãos do Banco o Governador, o Conselho de Administração, o Conselho de Auditoria e o Conselho Consultivo. O Banco rege-se por um código de conduta.
Com sede em Lisboa, o Banco de Portugal possui uma Filial no Porto, diversas agências no Continente e duas delegações regionais (Madeira e Açores).
Oferta – Técnicos Superiores de Supervisão Direta – Lisboa
O Banco de Portugal admite técnicos superiores para o exercício de funções na Área de Supervisão Direta do Departamento de Supervisão Prudencial.
Responsabilidades
Os candidatos selecionados serão integrados numa equipa de supervisão responsável pelo acompanhamento de uma ou mais entidades do setor financeiro, realizando, individualmente ou em equipa, análises do perfil de risco das instituições supervisionadas, em função da respetiva situação económico-financeira, prudencial, modelo de negócio e estrutura de governo interno.
Perfil
- Licenciatura em Economia, Finanças, Gestão, Matemáticas, Informática, Estatística ou áreas do conhecimento conexas, preferencialmente com classificação final igual ou superior a 14 valores;
- Pós-Graduação, Mestrado ou Doutoramento nas áreas de Finanças, Gestão, Matemáticas, Informática, Estatística ou em áreas conexas (condição preferencial);
- Experiência profissional mínima de 5 anos no setor financeiro, designadamente em funções de gestão, de análise financeira, de análise e controlo de riscos, de planeamento e controlo de gestão, de auditoria interna ou externa ou de serviços de consultoria relacionados;
- Conhecimentos aprofundados de operações bancárias, gestão bancária, regulação financeira, normas contabilísticas aplicáveis às instituições de crédito; são igualmente valorizados conhecimentos em modelos de avaliação de riscos, gestão de liquidez e de capital e processos de continuidade de negócio;
- Capacidade de iniciativa, planeamento e organização do trabalho;
- Facilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal e capacidade para trabalhar em equipa;
- Elevado sentido de responsabilidade;
- Domínio da língua inglesa (oral e escrito);
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, especialmente em Excel Avançado, SAS, SQL e outros sistemas de exploração de informação.
Mais informações e candidaturas [AQUI]