O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa e o regulador e supervisor dos bancos. O Banco tem duas missões essenciais: a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro.
De acordo com a sua Lei Orgânica, o Banco é uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio.
São órgãos do Banco o Governador, o Conselho de Administração, o Conselho de Auditoria e o Conselho Consultivo. O Banco rege-se por um código de conduta.
Com sede em Lisboa, o Banco de Portugal possui uma Filial no Porto, diversas agências no Continente e duas delegações regionais (Madeira e Açores).
O Banco de Portugal integra, desde o seu início, em 1998, o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) – constituído pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos bancos centrais nacionais da União Europeia (UE).
Oferta – Analista de Cibersegurança – Lisboa
Perfil
- Licenciatura pré-Bolonha ou licenciatura pós-Bolonha, preferencialmente com parte escolar de mestrado concluída, nas áreas de Engenharia, Informática, Eletrotécnica e Computadores, Gestão de Sistemas de Informação ou em áreas conexas;
- Experiência de, pelo menos, um ano de trabalho efetivo em cibersegurança ou em segurança de sistemas de informação, especialmente em ambientes SOC/CSIRT/CERT, em funções de analista e resposta a incidentes;
- Experiência em supervisão, monitorização e deteção de eventos de segurança;
- Experiência de utilização de ferramentas de segurança como SIEM;
- Conhecimentos de TCP/IP, IPv6, UNIX/LINUX, Windows, protocolos WEB;
- Conhecimentos de linguagens de programação Python, PHP, Javascript, PERL, scripting no geral;
- Experiência em análise de logs e de correlação de eventos (por exemplo, firewalls, fluxos de tráfego, sistemas de deteção e prevenção de intrusão, logs de sistema operativo);
- Conhecimentos das boas práticas e das normas internacionais de segurança de informação;
- Disponibilidade para trabalhar em regime de prevenção, em período extralaboral, definido por escala de serviço;
- Sentido de responsabilidade;
- Capacidade de análise de informação complexa e sentido crítico;
- Capacidade de iniciativa, de planeamento e de organização do trabalho;
- Facilidade de comunicação, de relacionamento interpessoal e de trabalhar em equipa;
- Rigor, preocupação com a qualidade do trabalho e com o cumprimento de prazos;
- Domínio da língua inglesa (oral e escrito).