O Banco Nordea é um banco e grupo financeiro nórdico, fundado em 1997 e estabelecido com o nome atual em 2001, com a sede em Helsínquia, na Finlândia.
Tem como área de negócios os Países Nórdicos e a região do Mar Báltico. É um dos maiores bancos do norte da Europa. Tem ativos da ordem de € 677 bilhões, e possui cerca de 11 milhões de clientes, contando com cerca de 1000 agências bancárias em todos os países nórdicos.
Está presente nas bolsas de Helsínquia, Estocolmo e Copenhaga. Foi inicialmente constituído pela fusão do banco finlandês Merita Bank com o banco sueco Nordbanken no novo MeritaNordbanken.
Em 2001, nasceu o banco Nordea, através da fusão dos bancos nórdicos MeritaNordbanken (Suécia-Finlândia), Unibank A/S (Dinamarca) e Christiania Bank og Kreditkasse ASA (Noruega), e da aquisição do Postgirot Bank (Suécia).
O Personal Banking é a maior área de negócios da Nordea em termos de faturação e número de funcionários. Oferece aos clientes nos seus quatro mercados domésticos nórdicos uma gama completa de serviços e produtos financeiros que atendem às suas necessidades financeiras diárias.
Oferta – Investments Business Support – Paço de Arcos, Lisboa
A equipa de apoio às atividades de investimento presta apoio operacional e administrativo às empresas de investimento, às funções de negociação e à função de seleção de gestores externos.
Funções
- Gestão de corretores (aprovação, coordenação, revisões, controlo);
- Gestão de Research (contratação, orçamentos, revisões, pagamentos e sistemas);
- Apoio administrativo ao comércio (documentação de análise de custos de transação e apoio ao comité de melhor execução);
- Tarefas administrativas ad hoc para a Direção de Investimentos;
- Aconselhar e gerir os aspetos comerciais, jurídicos e operacionais relacionados com a seleção de gestores externos;
- Assegurar que a subcontratação da gestão de carteiras está de acordo e em conformidade com a regulamentação;
- Compreender as mudanças comerciais e regulamentares no sector da gestão de ativos;
- Cobrir as ações quotidianas com os gestores externos e as partes interessadas internas e representar a equipa de seleção de gestores na integração operacional de gestores de ativos e produtos externos;
- Assegurar a atenuação dos riscos operacionais e de conformidade através da implementação e do acompanhamento dos principais controlos e procedimentos comerciais;
- Apoiar a organização, desenvolvendo ferramentas para melhorar os processos e procedimentos no domínio da governação, da conformidade e da área de risco operacional da seleção de gestores.
Requisitos
- Mestrado ou licenciatura em Gestão de Empresas, Direito, Economia ou similar;
- 2 ou mais anos de experiência, de preferência num posto de trabalho relevante ou similar;
- Boas capacidades de comunicação;
- Estruturado e organizado;
- Fluente em inglês (escrito e falado);
- Atenção aos pormenores;
- Paixão por tarefas e processos administrativos;
- Paixão pela melhoria dos processos empresariais através da utilização de tecnologias, como a IA;
- Jogador de equipa;
- Resolver problemas de menor dimensão sem orientação explícita;
- Envolver-se e fazer o acompanhamento de contrapartes externas;
- Interesse em finanças e investimentos.