O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa e o regulador e supervisor dos bancos. O Banco tem duas missões essenciais: a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro.
De acordo com a sua Lei Orgânica, é uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio. São órgãos do Banco o Governador, o Conselho de Administração, o Conselho de Auditoria e o Conselho Consultivo. O Banco rege-se por um código de conduta.
Cabe ao Banco de Portugal gerir as disponibilidades externas do País – em euros, moeda estrangeira e ouro – e outras que lhe estejam cometidas. Gere também parte das reservas cambiais do Banco Central Europeu.
O Banco de Portugal regula e supervisiona as instituições de crédito, as sociedades financeiras e as instituições de pagamento para garantir a segurança dos fundos que lhes foram confiados. Aplica medidas preventivas e sancionatórias.
Com sede em Lisboa, o Banco de Portugal possui uma Filial no Porto, diversas agências no Continente e duas delegações regionais (Madeira e Açores).
O Banco de Portugal integra, desde o seu início, em 1998, o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) – constituído pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos bancos centrais nacionais da União Europeia (UE).
Oferta – Técnicos Auxiliares – Lisboa
Neste estágio, vais poder conhecer melhor o Banco de Portugal e contribuir para a sua missão, em prol do desenvolvimento de Portugal e da União Europeia.
O que vais fazer neste estágio?
Vais trabalhar integrado(a) numa equipa dinâmica e motivada, que te permitirá:
- Aprender e participar no trabalho diário do Banco de Portugal;
- Consolidar os conhecimentos apreendidos durante a licenciatura;
- Desenvolver projetos num dos departamentos do Banco de Portugal;
- Adquirir experiência profissional, conceitos e conhecimentos sobre ferramentas do departamento;
- Desenvolver competências técnicas e comportamentais.
Perfil
- Licenciados em Direito, Solicitadoria, Administração Pública, Gestão ou Gestão de Informação, ou em áreas de conhecimento conexas;
- A licenciatura deve ter sido concluída nos três anos anteriores à data de apresentação da candidatura;
- No caso dos finalistas, a licenciatura deverá estar concluída até fim de setembro de 2024;
- Experiência profissional inferior a dois anos na respetiva área de formação;
- Candidatos vocacionados para tarefas de apoio — nomeadamente, de gestão documental, introdução e análise de dados e melhoria contínua de processos — e com capacidade de organização;
- Candidatos com vontade de aprender, pró-ativos, dinâmicos e com espírito de colaboração.
O que podes esperar deste estágio?
- Um estágio remunerado, com a duração mínima de 6 meses e máxima de 12 meses, com bolsa de estágio de 1000 euros, acrescida de subsídio de almoço;
- Um plano de estágio prático, que te permitirá desenvolver atividades integradas no funcionamento do Banco de Portugal, consolidar a formação que adquiriste e ganhar experiência profissional muito valorizada no mercado;
- Uma equipa multidisciplinar e multigeracional, com pessoas cheias de vontade de te acompanhar nestes primeiros passos da vida profissional e de te preparar para ganhares confiança e seres bem-sucedido(a);
- O Banco de Portugal aposta no desenvolvimento das nossas pessoas. Neste estágio, estarás também a trabalhar numa instituição muito relevante para o País, motivada e com a visão de criar um impacto positivo na sociedade portuguesa.