A ASAE é uma instituição que tem por missão a fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora do exercício das atividades económicas, nos setores alimentar e não alimentar, bem como a avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, sendo o organismo nacional de ligação com as suas entidades congéneres, a nível europeu e internacional.
A ASAE rege-se pelos princípios da independência científica, da precaução, da credibilidade e transparência e da confidencialidade. Tem por visão manter-se como entidade de referência, na defesa dos consumidores, da saúde pública, na salvaguarda das regras do mercado e da livre concorrência, prestando um serviço público de excelência.
A ASAE ao nível da Sustentabilidade e no âmbito em que se insere institucionalmente, tem desenvolvido atividades direcionadas à Economia Circular, nomeadamente nos âmbitos:
Economia Circular, com ações traçadas no Plano de Ação, PAEC, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 190/2017;
Combate ao Desperdício, através de Doações a entidades maioritariamente IPSS, nos quadrantes alimentar e não – alimentar; e em específico, no quadrante alimentar no âmbito da Estratégia e Plano de Ação através de medidas enquanto membro da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, CNCDA, segundo o Despacho n.º 14202-B/2016.
Os recursos humanos são a peça chave para o bom desempenho da missão de um organismo. Nesse sentido, a ASAE tem-se preocupado em manter os efetivos necessários à sua atividade, seja através de procedimentos concursais ou recorrendo à figura da mobilidade.
Oferta – Técnico Superior – Lisboa
Caracterização do posto de trabalho
- Elaborar instrumentos de gestão, nas várias fases do ciclo de gestão, como sejam o Planeamento estratégico de médio e curto prazo; o Plano de prevenção de riscos de corrupção, o Código de conduta e de ética e demais instrumentos de gestão;
- Colaborar na verificação do cumprimento e acompanhamento do Planeamento estratégico de médio e curto prazo, das atividades, das decisões, instruções internas e correspondentes monitorizações;
- Participar na elaboração de estudos e outras solicitações que visam fundamentar e preparar a decisão;
- Elaborar, autonomamente ou em equipa, os documentos com diversos graus de complexidade;
- Experiência profissional relevante para a função superior a 3 anos;
- Experiência comprovada de atuação na área dos instrumentos de gestão;
- Domínio de ferramentas MS Office;
- Capacidade de comunicação e facilidade de relacionamento interpessoal;
- Orientação para o serviço público;
- Análise da informação e sentido crítico;
- Boa capacidade de trabalho, autónomo e em equipa, e espírito de iniciativa.
Habilitações
- Licenciatura preferencial em Economia, Gestão e Direito.
Âmbito do recrutamento
- O recrutamento é circunscrito a trabalhadores com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida, de acordo com o nº 3 do artigo 30º da LTFP.