A AMA, Agência para a Modernização Administrativa, I.P., é o instituto público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal.
A sua atuação divide-se em três eixos: atendimento, transformação digital e Inovação e Participação e encontra-se sob superintendência e tutela do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.
A AMA foi criada em 2007, no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), e resultou da extinção, por fusão, do Instituto de Gestão das Lojas do Cidadão, I.P. (IGLC), da transferência de atribuições do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, I.P. (IAPMEI), a quem sucedeu na gestão das Lojas de Empresa, e da transferência de atribuições da Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. (UMIC), a quem sucedeu no domínio da administração eletrónica, designadamente na gestão dos Portais do Cidadão e da Empresa e no desenvolvimento de projetos infra-estruturais, como o Cartão de Cidadão ou a plataforma de interoperabilidade.
Tem por missão identificar, desenvolver e avaliar programas, projetos e ações de modernização e de simplificação administrativa e regulatória e promover, coordenar, gerir e avaliar o sistema de distribuição de serviços públicos, no quadro das políticas definidas pelo Governo.
Oferta – OE202304/0791 – Especialista – Lisboa
Funções
- Funções de apoio às áreas de Segurança de Informação e Privacidade para as soluções transversais de serviços orientados ao cidadão e empresa, nomeadamente identificação eletrónica, e-Portugal, morada digital e notificações eletrónicas, nas componentes de:
- Registo de verificação e constatações de auditorias internas;
- Apoio e verificação de elementos nos relatórios de conformidade RGPD, incluindo as componentes de segurança (RCM 41/2018);
- Elaboração de guias, instruções de trabalho e templates;
- Apoio na resposta a pedidos de esclarecimento internos e externos;
- Validação de registos de tratamentos e ativos;
- Apoio na formação interna em Segurança de Informação e Proteção de Dados;
- Apoio na operação do Sistema de Gestão de Segurança de Informação (SGSI) para os sistemas âmbito, nomeadamente, acompanhamento de processos de gestão de incidentes, de revisão de acessos e privilégios e de levantamento e tratamento de riscos.
Habilitação Literária
- Licenciatura em Eng. de Sistemas de informação ou Eng. Informática e de Computadores ou similar;
Outros Requisitos
- 1 ano de experiência em definição e implementação de processos preferencialmente nas áreas de privacidade e segurança;
- Experiência em funções técnicas relacionadas com a implementação e manutenção de sistemas e tecnologias de informação (software e/ou hardware);
- Conhecimento do REGULAMENTO (UE) 2016/679 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 27 de abril de 2016; Lei 58/2019; ISO/IEC 27701:2019; ISO/IEC 27001:2013;
- Conhecimentos do processo de gestão e tratamento de riscos de segurança da informação e de risco de segurança de dados pessoais.