A Airbus é líder europeia no desenvolvimento de programas espaciais e líder mundial na produção de helicópteros e aviões para uso civil. Até janeiro de 2014 a empresa foi uma subsidiária da EADS, que detinha 100% da empresa.
A Airbus tem a sua nova Sede Global de Serviços Empresariais em Lisboa é o coração pulsante da organização, ligando todos os colegas em todo o mundo com excelentes serviços, desde TI e Compras, Finanças e RH.
Os seus produtos e soluções unem pessoas e organizações em todo o mundo. As aeronaves construídas pela Airbus ligam pessoas e lugares e apoiam equipas de emergência em todo o mundo. Os seus satélites e sistemas de localização ajudam a tornar os oceanos mais seguros e a sua tecnologia protege sistemas críticos contra ataques cibernéticos.
A Airbus é pioneira no aeroespaço sustentável para um mundo seguro e unido. A empresa inova constantemente para fornecer soluções eficientes e tecnologicamente avançadas nos sectores aeroespacial, da defesa e dos serviços ligados. Nos aviões comerciais, oferece aviões modernos e eficientes em termos de combustível e serviços associados.
A Airbus é também um líder europeu em defesa e segurança e um dos líderes mundiais em negócios espaciais. Em helicópteros, fornece as mais eficientes soluções e serviços civis e militares de aeronaves de asa giratória a nível mundial.
Como inovadores e líderes nas áreas em que atua, precisa dos melhores sistemas, processos e soluções de negócios para apoiar a sua equipa global.
Oferta – Airline Operations Data Analyst – Lisboa / Coimbra
O cargo pertence à equipa Airline Operations Intelligence, cuja principal missão é recolher dados operacionais das companhias aéreas a partir de múltiplas fontes, transformá-los e aumentá-los. Estes dados são depois entregues aos departamentos internos da Airbus, tais como o programa de aeronaves, a engenharia, o marketing e a estratégia, quer sob a forma de produtos de dados, quer sob a forma de relatórios ou de painéis de controlo. A quantidade de dados está no perímetro dos grandes dados, com milhares de milhões de linhas de dados a serem analisadas.
Funções
- Contribuirá para a criação de um catálogo de dados de operações de companhias aéreas, utilizando os dados em análises para responder a questões comerciais e criando painéis de controlo para tornar os dados facilmente acessíveis. Terá de definir as necessidades funcionais associadas e contar com uma equipa de programadores organizada em Agile para cumprir a sua missão;
- Será responsável por fluxos de dados específicos (sourcing, aquisição, transformação, aumento), painéis de controlo específicos e contas de clientes. Terá de tomar a maior parte das decisões relativas a estas três áreas de responsabilidade, desde a determinação das necessidades e das suas prioridades, à iteração com os clientes, à validação dos resultados e à condução de melhorias contínuas;
- A sua contribuição terá de estar perfeitamente em conformidade com as directrizes do projeto e os métodos de trabalho;
- Conhecimento muito bom das operações das companhias aéreas (operações de voo e/ou comerciais) e capacidade para tratar corretamente os dados de uma forma muito estruturada. Exige também boas capacidades de comunicação. O número de anos de experiência não é um fator importante, desde que as competências acima mencionadas sejam satisfeitas;
- Começará por ser o primeiro membro da equipa, localizado em Lisboa, mas o plano é aumentar a dimensão da equipa, pelo que rapidamente se lhe juntarão outros colegas. Terá um papel de mentor para os outros membros da equipa.
Requisitos
- Mestrado em Engenharia ou Ciências Informáticas;
- Serão apreciados vários anos de experiência de trabalho em funções analíticas/engenheiras/operacionais;
- As qualificações/experiência/conhecimentos do sector das companhias aéreas constituem uma vantagem importante;
- As qualificações/experiência/conhecimentos no domínio da ciência dos dados constituem uma vantagem importante;
- O inglês deve ser fluente;
- As competências-chave são a mentalidade analítica, o rigor, a resolução de problemas, a comunicação e a gestão das partes interessadas;
- Capaz de compreender o complexo ecossistema da Airbus e navegar no mesmo para conduzir o projeto;
- Capacidade para gerir e envolver os seus clientes e as partes interessadas que contribuem para o projeto.