A AICEP Portugal Global, E.P.E., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, é uma entidade pública de natureza empresarial vocacionada para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a globalização da economia portuguesa.
Resultado da fusão, em 2007, entre a API (Agência Portuguesa para o Investimento) e do ICEP (Instituto do Comércio Externo de Portugal), a AICEP tem como principais atribuições promover a internacionalização das empresas portuguesas e apoiar a sua atividade exportadora, captar investimento estruturante e promover a imagem de Portugal com iniciativas criadoras de valor para o nosso país.
A AICEP é também a Agência responsável pelo acolhimento de todos os projetos de investimento estrangeiro em Portugal fazendo, se necessário, o seu posterior encaminhamento para outras entidades em função do perfil do projeto.
A AICEP focar-se-á em Iniciativas Criadoras de Valor para Portugal (com impacto direto e positivo na Economia nacional), Competitivas internacionalmente (sujeitas a concorrência internacional e com potencial de crescimento) e Sustentáveis no tempo (cujo efeito se prolonga por tempo suficiente para ter efeitos diretos e para induzir efeitos indiretos).
Oferta – OE202306/0011 – Técnico Superior – Lisboa
Procedimento concursal destinado ao recrutamento de 1 (um) Técnico na modalidade de contrato a termo resolutivo incerto para a Direção de Produto da AICEP, pelo período máximo de execução dos respetivos projetos no âmbito do PRR.
Caracterização do Posto de Trabalho
- Recolha/levantamento e tratamento de informação de caráter económico, setorial, de produto, entre outra, de grande diversidade de fontes dispersas, relacionada com o comércio online em vários mercados;
- Produção de informação padronizada sobre mercados digitais, quer numa perspetiva de país quer setorial, incluindo o tratamento e análise estatística da importância dos mercados e dos setores com maiores oportunidades para a oferta portuguesa, bem como a análise dos canais de distribuição online, dos comportamentos dos consumidores, das cadeias de valor, comunicação e marketing, da logística e redes;
- Elaboração de estudos e documentos sobre e-commerce (mercados e setores);
- Preparação de resposta a pedidos específicos de informação sobre mercados e setores na vertente do comércio B2B e B2C.
Nível habilitacional
- Para o exercício das referidas funções é exigida a detenção de licenciatura nas áreas de Economia, Gestão, Relações Internacionais, Comércio Internacional, Marketing Digital ou Engenharia.
Requisitos obrigatórios
- Conhecimentos de data science e/ou análise de dados, ferramentas de business intelligence (Phyton, R, Google Data Studio, SQL) conceção e desenvolvimento de dashboards, bem como competências específicas em soluções de automatização dos outputs, devidamente comprovados;
- Domínio da língua inglesa.
Remuneração
- 1.438,66€