A Agência Portuguesa do Ambiente, APA, é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, com tutela do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
Resulta da fusão, em 2012, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto da Água, das 5 Administrações de Região Hidrográfica, da Comissão para as Alterações Climáticas, da Comissão de Acompanhamento da Gestão de Resíduos e da Comissão de Planeamento de Emergência do Ambiente.
A APA tem sede na Amadora e 5 Administrações de Região Hidrográfica (ARH) desconcentradas no território de Portugal Continental: ARH do Norte, ARH do Centro, ARH do Tejo e Oeste, ARH do Alentejo e ARH do Algarve.
A APA tem competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização, sendo por isso o principal regulador ambiental em Portugal.
Oferta – OE202403/0053 | Técnico Superior – Lisboa
Procedimento concursal comum, com vista ao recrutamento de 1 (um) trabalhador para a categoria e carreira de técnico superior, para a ocupação de 1 (um) lugar previsto e criado no mapa de pessoal desta Agência, mediante celebração de contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.
Caracterização do Posto de Trabalho
Desempenho de funções de estudo, planeamento e aplicação de métodos e processos de natureza técnica nas áreas de competência da Divisão de Atendimento. Em particular, define-se pela capacidade técnica de:
- Elaborar pareceres técnicos específicos;
- Organização Geral de Arquivos;
- Administração Funcional do Sistema de Gestão Documental;
- Atendimento ao Público, Telefónico e Digital;
- Gestão dos Pedidos e Atos de Consulta Pública;
- Validação de Registos na Plataforma SILiAmb;
- Tramitação de Aquisição e Cedência de Publicações Técnicas;
- Operacionalização de Processos no âmbito da Gestão da Qualidade.
Requisitos
- Formação superior;
- Formação comprovada em Técnicas de Arquivo e/ou Gestão Documental.